sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Presidente da Comissão da UA discute situação guineense com PR da Gâmbia

Presidente da Comissão da UA, Jean Ping

Presidente da Comissão da UA, Jean Ping

Banjul - O presidente da União Africana (UA), Jean Ping, discutiu quarta-feira em Banjul com o Presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, a situação da Guiné-Bissau.

Em declarações aos jornalistas, Jean Ping explicou que a deslocação à Gâmbia teve como objectivo ouvir a posição do Presidente gambiano sobre os acontecimentos do outro lado da fronteira.


"Estou muito satisfeito com os aconselhamentos do Presidente Jammeh sobre uma situação que ele conhece perfeitamente e vou enviar vários técnicos para continuar a procurar aconselhamento e conhecer as ideias dos presidentes na sub-região", disse Jean Ping. 

O Presidente da Comissão da UA reiterou que a situação em Bissau está sob controlo, ressalvando contudo que "os problemas reais continuam".


"Há vários problemas, incluindo a reforma das forças armadas. Falámos sobre estes assuntos com eles e agora temos uma melhor avaliação da situação não apenas na Guiné-Bissau, mas na sub-região em geral", acrescentou. 

Jean Ping chegou à Gâmbia proveniente de Bissau onde analisou com as autoridades civis guineenses o conflito militar de segunda-feira.

Na altura, o presidente da União Africana apelou às autoridades civis e militares da Guiné-Bissau para que trabalhem rapidamente para a normalização da vida institucional do país de forma a possibilitar o retorno à paz e a estabilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário