quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ramos-Horta lembrou "exemplo de determinação política" de Presidente guineense

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta,  lembrou hoje o "exemplo de determinação política" do falecido chefe de Estado  guineense, Malam Bacai Sanhá, mostrando-se convicto que o povo da Guiné-Bissau  saberá "honrar" o seu "enorme legado". 

"Lamento profundamente a perda do saudoso líder africano, exemplo da  determinação política na luta pelos valores da democracia, pela preservação  do normal funcionamento das instituições e pelo respeito pela ordem constitucional  no país", refere Ramos-Horta, numa carta enviada ao presidente da Assembleia  Nacional Popular da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira. 

Raimundo Pereira assumiu a presidência interina do país após a morte  de Malam Bacai Sanhá, na segunda-feira, em Paris.

Ramos-Horta afirma ter recebido com "consternação e tristeza" a notícia  do falecimento do Presidente da Guiné-Bissau, mostrando-se "convicto de  que o povo guineense e as suas instituições, civis e militares, saberão  honrar o enorme legado, prosseguindo os esforços para a consolidação do  desenvolvimento social e económico em clima de paz".

O Presidente guineense morreu na segunda-feira no hospital Val de Grâce,  em Paris, onde estava internado desde finais de novembro.

Eleito Presidente em 2009, Malam Bacai Sanha, de 64 anos, tinha problemas  de saúde nunca especificados, tendo-se deslocado por diversas vezes ao estrangeiro  para tratamentos.

O Governo guineense está a tratar da trasladação do corpo de Malam Bacai  Sanhá, tendo o chefe da diplomacia, Mamadu Djaló Pires, estimado que isso  poderá acontecer no sábado e o funeral no domingo. 

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário