quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A Chefe do Serviço de Urgências do Hospital Nacional Simão Mendes disse que o balanço durante a quadra festiva de carnaval, foi negativo. 61 agressões e 25 acidentes de viação

Bissau - A Chefe do Serviço de Urgências do Banco de Socorro do
Hospital Nacional Simão Mendes disse que o balanço dos trabalhos da sua equipa, durante a quadra festiva de carnaval, foi negativo.

Neste serviço, deram entrada 86 casos durante a maior manifestação cultural da Guiné-Bissau, que terminou a 21 de Fevereiro.


De acordo com as explicações de Maimuna Djalo, entre os casos registados, 61 correspondem a agressões físicas ligeiras e 25 a acidentes de viação, que resultaram em duas mortes.


Maimuna Djalo disse ainda que o numero elevado de confrontos se deve às irresponsabilidades da camada juvenil e ao elevado consumo de álcool.


O lema do carnaval de 2012 foi a «promoção da cultura, da paz e do desenvolvimento», cuja classificação ficou ordenada nos aspectos de dramatização desta maior festa cultural da Guiné-Bissau.


Nas classificações, a região de Biombo ficou em primeiro lugar, Gabu em segundo e a região de Bolama na terceira posição.
Nas Diversidades Culturais, o Sector Autónomo de Bissau ficou em primeiro lugar, a região de Biombo em segundo e Bubaque em terceiro lugar.


No capítulo da Canção, Bubaque, a regiao de Tombali e a regiao de Cachéu classificaram-se em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.


Quanto às Rainhas do Carnaval, Helena Sanca, do Sector Autónomo de Bissau, ficou em primeiro lugar, a Rainha Clarice Lacante, de Bolamo, em segundo e Aua Danfa, de Bubaque, em terceiro lugar.


No que diz respeito às máscaras, a região de Gabu posicionou-se em primeiro e segundo lugares, o Sector Autónomo de Bissau em terceiro e a região de Oio conquistou o quarto lugar.


Quanto aos prémios, o primeiro, segundo e terceiro lugares, no que respeita às máscaras, vão receber 600 mil, 300 mil e 250 mil F.cfa, respectivamente.


Para melhor dramatização, o primeiro, segundo e terceiro lugares receberão 500 mil, 300 mil e 200 mil F.cfa.


Ao nível da canção, ao primeiro lugar corresponde o valor de 300 mil F.cfa, ao segundo serão atribuídos 200 mil F.cfa e o terceiro lugar vai receber 100 mil F.cfa.


As primeiras três Rainhas classificadas beneficiarão de 500 mil, 300 mil e 200 mil F.cfa.


Os três primeiros classificados na categoria das máscaras receberão o valor de 500 mil, 250 mil e 150 mil F.cfa, respectivamente.
O prémio de participação no desfile nacional de cada região é de um milhão de F.cfa.

Sem comentários:

Enviar um comentário