quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Henrique Rosa é candidato às presidenciais na Guiné-Bissau

O empresário Henrique Rosa disse hoje que é um dos candidatos às eleições presidenciais antecipadas na Guiné-Bissau, marcadas para 18 de março, devendo anunciar formalmente a candidatura nos próximos dias.

Henrique Rosa já foi Presidente interino da Guiné-Bissau e concorreu nas eleições presidenciais de 2009, perdendo para Malam Bacai Sanhá. Hoje confirmou à Agência Lusa que será candidato independente no escrutínio de 18 de março, e que o anúncio formal da candidatura será feito em breve.

No PAIGC, partido no poder na Guiné-Bissau, perfilam-se para já quatro candidatos. Além de Carlos Gomes Júnior e de Serifo Nhamadjo há mais dois nomes que vão disputar o apoio do partido, Baciro Djá e Soares Sambu, disseram à Lusa fontes partidárias.

Baciro Djá é o atual ministro da Defesa e Soares Sambú, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, era até este mês conselheiro político e diplomático do falecido Presidente guineense Malam Bacai Sanhá.

Tanto Baciro Djá como Soares Sambú são membros do `bureau` político do PAIGC. Os dois não fizeram ainda qualquer declaração pública sobre o assunto.

A morte de Malam Bacai Sanhá no dia 09 de janeiro em Paris levou a eleições presidenciais antecipadas, marcadas para 18 de março. Carlos Gomes Júnior, primeiro-ministro e presidente do PAIGC, afirmou-se como "candidato natural" do partido e no passado sábado também Serifo Nhamadjo, presidente interino do Parlamento, disse que tambm vai concorrer.

Assim, são pelo menos quatro elementos do partido a disputar o apoio do PAIGC nas eleições presidenciais. O Comité Central, órgão máximo entre Congressos do PAIGC (com 351 assentos), deve reunir-se ou no final desta semana ou no princípio da próxima, disseram ainda à Lusa fontes do partido.

Também esta semana deverá chegar a Bissau o presidente do PRS (maior partido da oposição), Kumba Ialá, para se candidatar à Presidência da República, disse também à Lusa fonte partidária.

Kumba Ialá vive habitualmente no estrangeiro.

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ), nas suas competências de tribunal constitucional, avisou os potenciais candidatos à presidência da República que devem depositar a documentação necessária naquela instância o mais tardar até 10 de fevereiro.

Fonte do STJ disse hoje à Lusa que "até ao momento" nenhuma proposta de candidatura deu entrada naquele órgão.

Sem comentários:

Enviar um comentário