sábado, 18 de fevereiro de 2012

No combate ao narcotráfico Governo admite que "muita coisa "não tem corrido bem"

Bissau - O secretário de Estado da Ordem Pública da Guiné-Bissau, Octávio Alves, admitiu  que "muita coisa não tem corrido bem" no combate ao narcotráfico, apesar do plano nacional contra este crime, em vigor até 2014.  

Octávio Alves deu como exemplo "a aterragem de um avião suspeito de narcotráfico" no ano passado, uma situação que preocupa o Governo, disse.


Nos últimos dias de 2011 terá aterrado numa estrada do interior da Guiné-Bissau um avião suspeito de transportar droga, um assunto que foi comentado em Bissau mas que nunca teve reacções oficiais.
Hoje, no âmbito de uma acção de formação para voluntários sobre a prevenção para o uso de drogas, o responsável frisou que o narcotráfico "atinge os alicerces essenciais do Estado", da polícia, às forças armadas e aos políticos, e pode levar "à degradação de todo o sistema".


Outro problema relacionado tem a ver, disse Octávio Alves, com "o uso de droga", que é "cada vez mais sentido".

"Dizia-se que aqui era local de trânsito, mas agora passou também a ser de consumo. Alguma (droga) fica aqui", disse Octávio Alves, salientando que a Guiné-Bissau não tem uma única estrutura para tratamento de toxicodependentes.


Para sensibilizar para o problema da droga, e especialmente num momento em que afluem a Bissau milhares de pessoas para as festas do carnaval, 11 jovens terminaram hoje uma formação sobre "O uso de drogas e suas implicações jurídico -sociais" e vão a partir de agora explicar a outros jovens, na rua, as implicações e o perigo de consumir drogas.

O curso foi organizado pelo Governo da Guiné-Bissau em parceria com a UNDC (Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime), UNIOGBIS (Missão da ONU na Guiné-Bissau), PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e Programa de Voluntários das Nações Unidas.


A iniciativa insere-se na "Iniciativa Juvenil da UNDC", um programa criado pelas Nações Unidas para fortalecer o contacto entre os jovens, incentivando-os a, junto das escolas, comunidades e grupos, prevenirem o consumo de substâncias ilícitas.


A Guiné-Bissau aprovou no ano passado o Plano Operacional Nacional para o Combate ao Tráfico de Drogas, Crime Organizado e Abuso de Drogas, que está em vigor até 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário