terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Parceiros lusófonos vão tentar encontrar dinheiro para realizar eleições presidenciais na Guiné-Bissau - MNE Angola

Lisboa, 07 fev (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola, Georges Chicoti, considerou hoje imperativa a realização de eleições presidenciais na Guiné-Bissau, adiantado que os parceiros lusófonos estão a tentar encontrar o dinheiro necessário à realização do escrutínio.

"A Guiné-Bissau confronta-se com uma situação que não previu, o passamento físico do Presidente Malam Bacai Sanhá, e isso coloca um vazio constitucional que tem que ser preenchido. (...) As eleições têm que se realizar agora, mesmo que tenham que fazer eleições legislativas em novembro", disse George Chicoti, representante do país que detém a presidência rotativa da CPLP.

O ministro angolano, que falava à margem de um colóquio sobre a CPLP, em Lisboa, reagia assim a declarações das autoridades guineenses, que na segunda-feira se queixaram de não dispor dos pouco mais de quatro milhões de euros necessários à realização eleições presidenciais, antecipadas para 18 de março devido à morte, no dia 09 de janeiro, do Presidente eleito Malam Bacai Sanhá.

© 2012 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário