sexta-feira, 2 de março de 2012

Angola pede urgência nas ajudas

O ministro angolano das Relações Exteriores disse ontem, em Luanda, ser importante que os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) mobilizem, com urgência, recursos para apoiar o processo eleitoral na Guiné-Bissau.


“Estamos todos empenhados na mobilização de recursos e na criação de condições para permitir que o processo eleitoral guineense decorra num ambiente de paz e de estabilidade e seja também considerado transparente e credível”, afirmou Georges Chikoti aos jornalistas, à margem da cerimónia de abertura da reunião ordinária da SADC, que decorre até hoje, no Hotel do Centro de Convenções de Talatona.


Há necessidade de se mobilizarem recursos para permitir que no dia de votação tudo esteja conforme e decorra com normalidade, referiu o ministro.


“Estamos a tentar ver, de maneira específica, a contribuição que Angola pode prestar ao processo eleitoral guineense”, disse, e acrescentou que já há várias contribuições feitas por Portugal e Brasil.


O ministro declarou que estão a ser feitos esforços para sensibilizar toda a sociedade civil e os partidos políticos guineenses no sentido de trabalharem em conjunto para as eleições dignificarem o país e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais antecipadas no dia 18 devido à morte, a 9 de Janeiro, do Chefe de Estado, Malam Bacai Sanhá.  As eleições presidenciais foram convocadas em Janeiro pelo Presidente da República interino, Raimundo Pereira.

Sem comentários:

Enviar um comentário