domingo, 4 de março de 2012

Arranque de programa para acesso à eletricidade em Bambadinca na Guiné-Bissau

No dia 23 de Fevereiro de 2011, arrancou o Programa Comunitário para Acesso a Energias Renováveis em Bambadinca, que tem como objectivo garantir o acesso sustentável a energia elétrica de fonte renovável (solar), 24 horas por dia, 365 dias por ano, aos 7000 habitantes daquela povoação na região de Bafatá, na Guiné-Bissau.

Atualmente, a população de Bambadinca não acede à eletricidade, ou acede a custos muito elevados e apenas algumas horas por dia. Isto tem efeitos negativos significativos, quer a nível económico (dado o peso da energia no orçamento das famílias, das empresas e das instituições), quer a nível da qualidade de vida (dadas as limitações que impõe ao desempenho de atividades domésticas, comerciais e em especial médicas). Bambadinca Sta Claro – denominação do programa para efeitos de divulgação - beneficiará assim toda a população da localidade, em particular os agregados familiares mais carenciados, bem como os comerciantes e as instituições mais relevantes (centros médicos e escolas).

Para que tal seja alcançado, e tendo em vista a sustentabilidade financeira e ambiental do programa, foi definido o seguinte plano de atividades concertadas:

  • Construção de uma central eléctrica fotovoltaica de 400 KvA, na vila de Bambadinca, bem como a extensão e renovação da rede eléctrica existente;

  • Assistência técnica à ACDB e à Direção Regional da Energia para a gestão, operação e manutenção do serviço de energia;

  • Definição e execução de um modelo de gestão adequado para assegurar a viabilidade financeira e técnica dos serviços;

  • Capacitação de eletricistas locais;

  • Desenvolvimento de uma campanha de sensibilização comunitária para a segurança e eficiência energética.

Com um orçamento de 2.140.724 €, será financiado em 75% pela União Europeia e em 25% pelo IPAD (Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento). A sua execução, a decorrer de Outubro de 2011 a Março de 2015, será da responsabilidade do programa Engenheiros Sem Fronteiras da ONG TESE, em parceria com a DIVUTEC (Associação Guineense de Estudos e Divulgação das Tecnologias Apropriadas), o Instituto Superior Técnico de Lisboa e a ACDB (Associação Comunitária de Desenvolvimento do Sector de Bambadinca).

No lançamento do projeto estiveram presentes representantes da Delegação da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau, da Cooperação Portuguesa, do programa Engenheiros Sem Fronteiras, dos parceiros locais ACDB e DIVUTEC bem como o Ministro da Energia e o Governador da Região. O encontro teve lugar no local onde será construída a central fotovoltaica, foi presenciado pela população e animado por grupos de dança, música e teatro da região de Bafatá.

mhbhj.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário