quinta-feira, 29 de março de 2012

Cabo Verde congratula-se com nomeação de bissau-guineense na CEA

Carlos Lopes preside Comissão Económica das ONU para África

“A minha satisfação é tanto maior dado ao facto de ser a primeira vez que um africano de língua portuguesa ocupará tão elevado cargo".

Praia – O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, felicitou o economista bissau-guineense Carlos Lopes pela sua recente nomeação para o cargo de secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA).


“A minha satisfação é tanto maior dado ao facto de ser a primeira vez que um africano de língua portuguesa ocupará tão elevado cargo e dirigirá um dos órgãos mais importantes para o nosso continente”, sublinha o chefe do Governo cabo-verdiano na sua mensagem.


José Maria Neves manifesta também a certeza de que “a experiência e as qualidades profissionais” de Carlos Lopes, “aliadas às suas qualidades pessoais, facilitarão o exercício dessas importantes funções”.


O primeiro-ministro cabo-verdiano expressou, ainda, o desejo de intensificar o diálogo e a cooperação com a Comissão Económica das Nações Unidas para África, designadamente no quadro do seu apoio à implementação de Agenda de Transformação Económica de Cabo Verde.


Um dos secretários -gerais adjuntos da ONU, Carlos Lopes é atualmente diretor do Instituto da ONU para Treino e Pesquisa e diretor da Universidade do Pessoal da organização.


Carlos Lopes, natural de Canchungo, na região de Cacheu (litoral norte da Guiné-Bissau), onde nasceu a 7 de março de 1960 (52 anos), já desempenhou anteriormente as funções de coordenador residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil.


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou que Carlos Lopes conta com mais de 24 anos de experiência no seio das Nações Unidas, recordando o seu percurso profissional, académico, economista e sociólogo, com "vasto conhecimento da realidade africana".


Doutorado em História pela Universidade de Paris e especialista em desenvolvimento e planeamento estratégico, Carlos Lopes iniciou a carreira nas Nações Unidas em 1988 como economista do desenvolvimento, sendo também autor ou organizador de mais de 20 livros.


Este quadro natural da Guiné-Bissau já lecionou também em várias universidades, como as de Lisboa (Portugal), de Zurique (Suíça), da cidade do México (México), de São Paulo e do Rio de Janeiro (Brasil).
A CEA é a agência de Nações Unidas especializada em África com o objetivo de dar suporte ao desenvolvimento económico e social dos seus 54 Estados-membros, fomentar a integração regional e promover a cooperação internacional.


Com sede em Addis Abeba (Etiópia), a CEA é a principal estrutura da ONU dedicada ao continente africano, com mais de 300 economistas entre os cerca de 800 funcionários que possuiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário