segunda-feira, 12 de março de 2012

Eleições = ONU congratula-se com "relativo clima de paz" da primeira semana de campanha

 

Bissau - O representante especial do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Joseph Mutaboba, congratulou-se sexta-feira com o "relativo clima de paz" verificado na primeira semana da campanha eleitoral para as eleições do dia 18 e pediu que continue assim. 

"Peço a todos os candidatos e seus respectivos apoiantes para que continuem a abster-se de quaisquer declarações ofensivas ou qualquer violência física ou verbal que possa originar tensões, ou qualquer tentativa de sabotar o processo eleitoral", disse Joseph Mutaboba, citado por um comunicado da representação da ONU em Bissau. 

O representante da ONU diz que as eleições de 18 de março são "um marco" na defesa da ordem constitucional e na consolidação da paz no país e que o apoio da comunidade internacional demonstra "a confiança na Guiné-Bissau".

Porque as eleições presidenciais requerem de todos os guineenses "um verdadeiro compromisso com a paz", Joseph Mutaboba afirma apreciar o clima da primeira semana. 

"Em favor de eleições presidenciais livres, justas, pacíficas e transparentes, gostaria também de apelar a todos os indivíduos e instituições a manterem uma conduta dentro das regras e leis que regem o processo eleitoral no país e a propiciarem a igualdade entre todos os candidatos.

Um apelo especial é dirigido à comunicação social no sentido de proceder a uma cobertura inclusiva e abrangente", lê-se no comunicado. 

Joseph Mutaboba felicita ainda as autoridades pela criação de um comando conjunto de polícias e militares para garantir um clima seguro antes, durante e depois das eleições, e garante que a ONU está a acompanhar o processo "com grande interesse e está pronta a apoiar o povo da Guiné-Bissau nos seus esforços para a consolidação de uma sociedade democrática".

Sem comentários:

Enviar um comentário