sábado, 24 de março de 2012

EUA avaliam positivamente as eleições na Guiné-Bissau

Bissau – Os EUA consideraram abertas, livres e justas as Eleições Presidenciais antecipadas, realizadas a 18 de Março, na Guiné-Bissau.

«Os observadores internacionais, incluindo os nossos observadores, constataram, de uma forma geral, que o acto eleitoral que teve lugar na Guiné-Bissau, a 18 de Março, foi aberto, livre e justo», lê-se numa declaração dos EUA à imprensa.


No mesmo documento, os EUA felicitaram o povo da Guiné-Bissau pelo papel desempenhado na criação de um clima pacífico, nestas eleições.


Em relação aos resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), os EUA confirmam que, caso estes sejam definitivos, sendo que nenhum dos nove candidatos obteve mais de 50% dos votos, vai realizar-se a segunda volta.


Esta segunda fase será disputada entre o candidato do PAIGC, Carlos Gomes Júnior, que obteve 49% dos votos, e Kouma Yalà, do PRS, que conquistou 23%.


Em relação às reclamações dos candidatos derrotados na primeira ronda, os EUA disseram anotar com preocupação as alegações de fraudes anunciadas, exortando a CNE e as autoridades judiciais do pais, no sentido de examinarem cuidadosamente de forma justa, transparente e célere as referidas queixas por parte dos candidatos da oposição.


Por ultimo, os EUA apelaram aos guineenses para manterem a calma, abstendo-se de declarações inflamatórias ou de violência, mostrando assim o respeito pelos sistemas eleitorais e judiciais estabelecidos na Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário