terça-feira, 13 de março de 2012

Uniões Precoces : Assassinadas por recusarem casamento forçado

Bissau - Sete raparigas foram assassinadas nos últimos 9 anos na região de Tombali, concretamente no Sector de Catio, devido a recusas a casamentos arranjados pelos seus familiares.

As vítimas foram, na sua maioria, espancadas até à morte nas diferentes povoações desta zona sul da Guiné-Bissau.
A notícia foi revelada pelo Pastor da Igreja Evangélica de Catio, Manuel Cá, adiantando que, neste momento, mais de uma dezena de algumas destas jovens se encontram refugiadas na sua residência.


Em exclusivo à PNN, Manuel Cá falou das dificuldades que agora enfrenta em termos de mantimentos e alojamento destas 14 raparigas.


O líder religioso disse que estes casos de homicídios são do conhecimento das autoridades judiciais de Catio: «Sim, sete pessoas foram mortas na minha presença durante este período em que estou em Catio. As autoridades judiciais têm conhecimento das ocorrências. Algumas pessoas foram presas aqui mas acabaram por ser libertadas».


Perante esta realidade, Manuel Cá disse que está a ser alvo de fortes ameaças, mesmo por parte de alguns elementos das forças armadas: «De facto fui ameaçado por um grupo de pessoas fardadas, são militares que alegaram ser familiares destas meninas e que vieram buscar estas crianças de volta às residências dos seus pais».


A PNN registou impressões de algumas destas jovens que, naturalmente, manifestaram as suas discordâncias acerca das escolhas de casamentos feitas pelos seus pais.


Júlia Benante, uma adolescente de 16 anos de idade que estuda terceira classe, disse que foi obrigada abandonar a residência dos seus pais para evitar o casamento forçado.


«Eu sou natural de Polião de Cinza. Os meus pais queriam obrigar-me a casar com uma pessoa mais velha e eu recusei. Em consequência disso resolvi ficar na casa do pastor», relatou a jovem.


Teresa Uangna Na Bidigta, Segunda Na Nguad e Biquebaia Na Cue, adolescentes com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos, vítimas de casamentos precoces na região de Tombali, igualmente se confessaram contra.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário