terça-feira, 15 de maio de 2012

CEDEAO contra manifestações na Guiné-Bissau

Bissau - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Nuredine Mohamed, incitou, esta sexta-feira, 11 de Maio, Serifo Nhamadjo, nomeado como Presidente da Transição pela Comunidade de Estados da Africa Ocidental (CEDEAO), no sentido de restringir a manifestação pública aos guineenses.

O motivo do apelo prende-se com a intenção de assegurar o período de transição sem perturbações na Guiné-Bissau.
«Imploramos às autoridades para exercerem restrições quando tiverem que lidar com aqueles que se opõem a esta escolha», determinou Nuredine.


O apelo de Nuredine Mohamed, que chefiou uma missão técnica da CEDEAO para a Guiné-Bissau, entre os dias 10 e 11 de Maio, surge depois da intervenção do Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, António Indjai, no primeiro encontro que Serifo Nhamadjo manteve com a delegação depois da sua indigitação para o cargo do Presidente de Transição.


Neste encontro, António Indjai falou aos presentes acerca de uma manifestação espontânea que um grupo de apoiantes do PAIGC levou a cabo diante da sede da CEDEAO em Bissau, em protesto contra a designação de Serifo Nhamadjo como Presidente de Transição da Guiné-Bissau.


Respondendo a esta solicitação, poucas horas depois, o Comando Militar emitiu um comunicado em que responsabiliza todos quanto vierem desafiar o Comando pelas consequências que possam advir das manifestações ou marchas agendadas para este sábado.


«Querendo preservar um clima de tranquilidade que possa garantir a formação do Governo sem qualquer perturbação, o Comando Militar lança um apelo às Associações Juvenis, partidos políticos, sociedade civil, organizações religiosas, pais e encarregados de educação e à população em geral, para não saírem à rua em marchas ou manifestações sem que sejam autorizados, enquanto se espera a formação do Governo», lê-se no comunicado.


Recordo que nos últimos dias, a CEDEAO decidiu nomear Serifo Nhamadjo para o cargo do Presidente de Transição.


Trata-se de uma designação já recusada pelo PAIGC que, em conferência de imprensa, refutou todos os actos levados a cabo pela CEDEAO na resolução da crise despoletada com o golpe de Estado de 12 de Abril.

P S :

Todos os ditadores começam por restringir manifestações ou outra forma de expressão, mas vindo o pedido de um estrangeiro, e por cima ministro e mentor do tal acordo Da CEDEAO mais grave é.

Os Guineenses não podem deixar de mostrar o seu desagrado pela situação no Pais, que é da inteira responsabilidade do dito Comando Militar (Golpistas) por isso Manifestem-se

Editor

Novas da Guiné

Sem comentários:

Enviar um comentário