domingo, 27 de maio de 2012

Morreu Sá Coutinho, primeiro embaixador luso nas ex-colónias

O primeiro embaixador de Portugal nas ex-colónias africanas, João Sá Coutinho, faleceu na sexta-feira, em Ponte de Lima, aos 82 anos, na sequência de problemas de saúde.

Segundo a família, João de Sá Coutinho Rebelo de Soto Maior foi nomeado como primeiro embaixador na Guiné-Bissau, em 1974, onde acumulou o cargo com o de Embaixador também em Dakar, na Mauritânia, em Cabo Verde e na República Popular do Congo.

Pelo currículo do embaixador Sá Coutinho contam-se ainda a passagem por Angola em 1977. Como Embaixador em Madrid, recordou hoje a família, "foi ele que convenceu, ao longo de várias horas de negociações pela noite dentro", Rui Rodrigues a sair do avião que tinha desviado de Lisboa para Barajas, episódio que aconteceu em maio de 1980.

Nascido em Ponte de Lima a 8 de outubro de 1929 e quarto Conde d'Aurora, Sá Coutinho formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, tendo depois ingressado na carreira diplomática.

Acabou a carreira como embaixador no Vaticano, ainda no pontificado de João Paulo II, tendo sido agraciado com condecorações de vários países, incluindo a Grã-cruz da Ordem Militar de Cristo.

A família garante que tinha "um dom natural para a diplomacia" e era "senhor de um refinado sentido de humor", deixando "amigos nos quatro cantos do mundo".

Morreu na sexta-feira na Casa de Nossa Senhora d'Aurora, em Ponte de Lima, onde residia, depois de complicações de saúde na sequência de uma queda sofrida há cerca de dois meses e que obrigaram a vários internamentos.

As cerimónias fúnebres realizam-se na segunda-feira, em Ponte de Lima, confirmou à Lusa fonte da família.

Sem comentários:

Enviar um comentário