terça-feira, 15 de maio de 2012

Sessão parlamentar na Guiné-Bissau foi adiada

A sessão parlamentar da Assembleia Nacional Popular prevista para esta Segunda feira, foi adiada por falta de quórum, já que a esmagadora maioria dos deputados do PAIGC faltou.

O início da sessão tinha sido marcado pelo primeiro vice-presidente da ANP, Serifo Nhamadjo, que entretanto foi indicado para Presidente de transição, pelo que coube ao segundo vice-presidente, Ibraima Sori Djaló (do segundo maior partido, PRS) presidir à sessão.

Sori Djaló fez a chamada dos 100 deputados (67 são do PAIGC, Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde) e depois encerrou os trabalhos, por constatar que não havia quórum (51 deputados), já que do PAIGC apenas estiveram presentes apenas sete deputados (de acordo com contagem de jornalistas guineenses).

O presidente da mesa em exercício considerou que todos os deputados deviam cumprir o seu dever, porque a ANP não é a sede de um partido político, e frisando que não era uma ameaça lembrou o artigo 8 do regimento da ANP. O arigo 8 diz que o deputado perde o mandato após 10 faltas consecutivas, além de que o salário é descontado por cada falta.

Rui Diã de Sousa, líder da bancada parlamentar do PAIGC, explicou à RFI os motivos da ausência dos deputados do seu partido.

Entrevista de Rui Diã de Sousa

14/05/2012

Ouvir (01:30)

More

 

Noutro plano a CEDEAO (Comunidade económica dos Estados da África ocidental) esteve reunida hoje em Abuja, na Nigéria ao nível dos comandos militares da organização.

O país anfitrião confirmou o envio até sexta-feira de um contingente militar nigeriano para a Guiné-Bissau.

A Nigéria, o Togo, o Senegal e a Costa do Marfim tinham avançado com a ideia de se mobilizar tropas para o país lusófono que poderiam ascender a 500 ou a 600 homens.

A CEDEAO que é alvo de amplas críticas por sectores da diáspora guineense por esta ter acatado o príncipio de uma transição sem as autoridades derrubadas pelo golpe de Estado.

Braima Camará, da comunidade guineense em Espanha, está implicado numa comissão da diáspora guineense na Europa ocidental pedindo aos investidores estrangeiros para que não invistam na

Entrevista de Rui Diã de Sousa
 

Entrevista de Braima Camará

14/05/2012

Ouvir (01:30)

More

Sem comentários:

Enviar um comentário