quarta-feira, 4 de julho de 2012

Guiné-Bissau não participa nos jogos da CPLP - governo de transição

Bissau, 03 jul (Lusa) - A Guiné-Bissau não participa nos oitavos jogos da Comunidade dos País de Língua Portuguesa (CPLP), que decorrem entre os dias 07 e 15 em Mafra, Portugal, disse hoje o porta-voz do Governo guineense, Fernando Vaz.

Falando à imprensa para um balanço do primeiro mês do governo de transição, Fernando Vaz, que é também o ministro da presidência do Conselho de Ministros, disse que a Guiné-Bissau não irá aos jogos da CPLP por uma questão financeira, já que tem "outras prioridades em termos de custos".

Mas também não participa, acrescentou, porque "não faria sentido participar nos jogos de uma organização" que não reconhece o governo de transição da Guiné-Bissau.

"Se não nos reconhecem, não nos querem na sua casa", disse Fernando Vaz.

Fonte da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura e Desporto indicou à Lusa que, "apesar dos problemas políticos" existentes entre o atual Governo e a CPLP devido ao golpe de Estado, a Guiné-Bissau "foi formalmente convidada e até recebeu, no passado sábado, o calendário dos jogos".

"Acredito que se não formos aos jogos é, por um lado, por uma decisão política das nossas autoridades e por outro por falta de verbas", assinalou a fonte.

A delegação guineense, que deveria integrar 65 elementos, ia levar aos jogos atletas do ténis, atletismo, basquetebol, voleibol e desporto para deficientes. O futebol não ia estar presente porque a federação desta modalidade fez a sua inscrição fora do prazo, explicou ainda a fonte da secretaria de Estado da Juventude, Cultura e Desporto.

Uma outra fonte ligada aos preparativos para os jogos da CPLP disse à Lusa que alguns atletas estão a tentar junto do Presidente de transição, Serifo Nhamadjo "demover o Governo" da sua decisão de não autorizar a presença do país nos jogos.

Com o golpe de Estado protagonizado por militares no passado mês de abril, a CPLP deixou de reconhecer as novas autoridades entretanto criadas para gerir a transição, que deve durar 12 meses.

MB/FP.

Lusa

Comentários a esta notícia no FACEBOOK

 

    • Guiguis Tcham Seu filho da puta "Fernando vaz", se tâo pouco os câes das ruas de Bissau os reconhece e quem queres q os reconhece.Voces sâo grupinhos de vagos e bandidos q andan buscando oportunidades como estas para sentir q sâo importantes se em realidade voces nâo sâo de nada, SHIT OF DONKEYS !!!

      há 6 horas · Gosto · 1

    • Adul Balde SE FOR PARA PROCURA UMA PESSOA FANTASTICA E MELHOR HOMEM NA GUINE, ENTÃO EU ESCOLHERIA O FERNANDO VAZ QUE SABE O QUE DEVE FAZER. OBRIGADO GOVERNO DE TRANSIÇÃO

      há 2 horas · Gosto

    • Justina Taborda de Pina Eu tenho plena certeza que escolhea uma granda merda para a sua casa desculpe dizer isto, neste governo nao ha um elemento que se poderia trocar com um cao vadio cada um pior que o outro.

      há cerca de uma hora · Gosto

Sem comentários:

Enviar um comentário