terça-feira, 3 de julho de 2012

ONG assume gestão técnica e financeira do Hospital Raoul Follereau

Bissau - A Organização não-governamental, «Aid Health and Development» (ahead) assumiu a gestão técnica e financeira do Hospital Raoul Follereau.

Para o efeito, o Governo Ilegitimo de Transição, através do ministro de Saúde e Assuntos Sociais, assinou, a 22 de Junho, um protocolo de acordo com esta ONG italiana.


Contactado pela PNN, o Presidente da «ahead», Fabio Riccardi, disse que, doravante, a sua organização passa a prestar apoios na aquisição de alimentação e materiais de trabalho ao referido centro hospitalar de referência, para o tratamento de pacientes que padecem de tuberculose e VIH SIDA.


«Vamos apoiar este hospital porque conhecemos a potencialidade do mesmo, que pode ser útil a nível dos países vizinhos, por isso vamos dar os apoios técnicos e financeiros», disse Fabio Riccardi.
O Presidente da ONG disse que está em curso a avaliação da potencialidade do laboratório e as áreas específicas de intervenção, que passam pela aquisição de medicamentos e pelo abastecimento do hospital com alimentação para os pacientes.


Sem precisar o montante a ser disponibilizado nesta primeira fase, este responsável sublinhou que, para além da assistência, a organização vai levar acabo campanha de educação sanitária aos doentes durante o tempo em que as pessoas estiverem internadas, com o objectivo de informar acerca da prevenção de tuberculose junto das comunidades.


Por outro lado, Fabio Riccardi disse que a situação de tuberculose na Guiné-Bissau é muito séria, justificando que existem vários factores de risco para esta epidemia, que vão desde a pobreza, condições de habitação, bem como a falta de alimentação.


A terminar, este responsável disse que a filosofia da sua organização consiste nos apoios às infra-estruturas hospitalares nos países africanos onde se encontram a trabalhar.


Fabio Riccardi trabalhou no Hospital Raoul Follereau nos anos anteriores, quando o estabelecimento estava a ser administrado pala «Comunidade Santo Egídio».

Sem comentários:

Enviar um comentário