domingo, 15 de julho de 2012

Os partos particularmente perigosos na Guiné-Bissau

<br />                     <br />              Neste 25 de maio de 2012 fotos, a filha ainda sem nome recém-nascido de Fatumata Djau, 32, encontra-se envolto em tecido em meio a luto membros da família, em casa Djau em Gabu, Guiné-Bissau.  Djau morreu um dia antes, depois de sofrer complicações durante um parto em casa solo.  Ela deixou quatro filhas - incluindo o recém-nascido saudável - uma família perturbada, e um viúvo idoso.  No final, a menina é chamada Mama Saliu Embalo.  É nome de um menino na língua Fula, depois de uma tradição projetado para proteger as crianças cujas mães morreram durante o parto.  Na Guiné-Bissau, um dos mais mortais lugares do mundo para dar à luz, a mulher tem uma chance de 1 em 19 de morte materna, em comparação com cerca de 1 em 2.100 nos Estados Unidos.  Especialistas dizem que as mulheres estão cada vez mais em direção a centros médicos quando as coisas dão errado, mas de logística, barreiras financeiras e culturais são ainda mantém muitas mulheres grávidas de procurar ajuda a tempo.  (AP Photo / Rebecca Blackwell)<br />            <br />                  Neste 25 de maio de 2012 fotos, a filha ainda sem nome recém-nascido de Fatumata Djau, 32, encontra-se envolto em tecido em meio a luto membros da família, em casa Djau em Gabu, Guiné-Bissau. Djau morreu um dia antes, depois de sofrer complicações durante um parto em casa solo. Ela deixou quatro filhas - incluindo o recém-nascido saudável - uma família perturbada, e um viúvo idoso. No final, a menina é chamada Mama Saliu Embalo. É nome de um menino na língua Fula, depois de uma tradição projetado para proteger as crianças cujas mães morreram durante o parto. Na Guiné-Bissau, um dos mais mortais lugares do mundo para dar à luz, a mulher tem uma chance de 1 em 19 de morte materna, em comparação com cerca de 1 em 2.100 nos Estados Unidos. Especialistas dizem que as mulheres estão cada vez mais em direção a centros médicos quando as coisas dão errado, mas de logística, barreiras financeiras e culturais são ainda mantém muitas mulheres grávidas de procurar ajuda a tempo.


Gabú, Guiné-Bissau (AP) - Fatumata Djau deu à luz sua quarta filha sozinha, em casa, no escuro. Ela chegou ao hospital às 3 da manhã com o recém-nascido ainda ligado, ea parteira cortou o cordão no estacionamento.

Horas mais tarde, a mãe 32-year-old está desatento ao seu lado como contas de suor escorrer pelas costas. Ela perdeu muito sangue, e da maternidade é sufocante, sem eletricidade para girar os ventiladores de teto enferrujados à vida.

Do outro lado do pátio, pela primeira vez mãe Aissato Sanha está seguindo as ordens do médico - ela está gastando os últimos três semanas de uma gravidez de alto risco em uma cama, literalmente, um traço da sala de parto. Mas ela é jovem, talvez jovem demais, na adolescência, e ela tem pressão arterial elevada.

Ambas as mulheres são contra o mesmo desafio: Guiné-Bissau é um dos mais mortais lugares do mundo a dar à luz.

Apesar de alguns progressos, o parto ainda é um empreendimento perigoso em toda a África subsaariana, e Guiné-Bissau se destaca por suas estatísticas terríveis. Uma mulher tem uma possibilidade de 1 em 19 de morte materna neste país pequena, em comparação com cerca de 1 em 2100, nos Estados Unidos.

Especialistas dizem que as mulheres estão cada vez mais em direção a centros médicos quando as coisas dão errado. Vive aqui, porém, desceu para se redes de telefonia celular estão funcionando, se as marés permitirá que embarcações para zarpar. Como as mulheres podem obter rapidamente a hospitais na lama, caminhos esburacadas iluminado apenas pela lua, e se as suas famílias podem comprar o remédio certo.


Mesmo assim, às vezes pode ser tarde demais.

Em meio ao labirinto de camas embalados no Hospital Regional Gabu, cluster Djau de Parentes em torno de sua cama na ala minúsculo. As cheira sala de panelas de iodo e cama. Os gritos de dor do parto formar um coro com os gritos dos recém-nascidos enrolados em berços enferrujados.

'' Dar vida sem morrer'', diz o cartaz colado acima das cadeiras onde as mulheres entregam seus bebês. É apt - taxa de Guiné-Bissau de mortalidade materna é a quarta maior do mundo, depois do Afeganistão, Somália e Chade. Mas poucos conseguem ler o sinal de qualquer maneira, porque 60 por cento das mulheres aqui são analfabetos.

A maioria das mulheres ainda preferem ter filhos em suas aldeias, onde eles se sentam em um cozido de água quente e folhas de bananeira como matronas coaxial de trabalho junto. No entanto, se alguma coisa der errado, eles estão longe de um hospital.

Como em muitas partes da África ocidental, os hospitais da Guiné-Bissau são poucos e distantes entre si. Uma viagem de apenas 11 milhas pode levar três horas a pé, ou custar até 10.000 francos (US $ 20) para um carro, deve acontecer um para estar disponível.

Arraigadas práticas culturais pode fazer na luta para salvar a vida das mães mais difícil. Aqui, 13-year-old noivas ter filhos antes que seus corpos estão prontas - cerca de 7 por cento das meninas menores de 15 anos já são casados, segundo a UNICEF.

Quase todas as mulheres da região de Gabu sofreram mutilação genital feminina. Mais de 20 por cento tiveram a forma mais extrema, o que implica a costura da vagina de uma mulher fechada de modo que apenas um pequeno buraco permanece - um sério risco à saúde durante o parto.

Mesmo que uma mãe chega a um hospital, as famílias devem comprar drogas anestésicas, antes das operações de emergência pode ter lugar. Enquanto Djau está ligado a um IV, um irmão é enviado para fora para comprar medicamento para parar a perda de sangue.

Ele volta com um saco plástico de medicamentos da farmácia, mas a parteira diz que ele tem sido dado a pessoa errada. Ele sai de novo, como passos seus irmãos chorando no pátio.

Os médicos explicam que Djau está perdendo muito, porque ela não entregar a placenta após o parto em casa. Cerca de quatro horas, de repente ela começa a convulsionar em sua cama.

A parteira é chamada e tenta CPR, na frente de uma sala aberta cheia de outras novas mães. Uma mulher de limpeza furiosamente pela guarda da porta, como outros membros da família correm para ver Djau.

Os esforços para salvá-la não mostram sinais de trabalho. Seus desesperados parentes do sexo feminino começam despejando para o pátio. Leva a força de várias mulheres para manter a sua mãe de entrar em colapso para o chão.

Seus gritos de dor através dos eco dentro da ala, onde o marido enxuga as lágrimas do rosto como a parteira verifica um tempo de pulso último. Seus olhos permanecem abertas até o teto, os lábios entreabertos fracamente. A parteira cobre seu corpo e rosto com a mesma laranja, tecido estampado marrom e azul de cera, ela estava usando em torno de sua cintura.

Família de Djau levanta seu corpo sem vida na traseira de um táxi do arbusto.Parentes em motocicletas seguem o carro fúnebre improvisado em uma lenta procissão de volta à sua casa.


Não muito tempo depois da morte de Djau, Aissato Sanha embaralha até a maternidade com a mãe ao seu lado. Ela está dada a sua idade como 18, mas a parteira acredita que ela é tão jovem quanto 15.

É um triunfo para os trabalhadores de saúde que Aissato está aqui em tudo.

O hospital tem uma Casa das Mães, um edifício a poucos minutos a pé da sala de parto, onde as mulheres contam os dias de ansiedade para o nascimento sob rigorosa supervisão médica.

Equipas de proximidade de um programa operado pela Caritas e Catholic Relief Services agora regularmente cabeça em aldeias remotas para identificar de alto risco mulheres grávidas e realocar alguns mais próximos aos serviços médicos.As equipes também treinam matronas de parto tradicionais, ajudando-os a determinar quando é hora de levar as mulheres para o hospital.

Tais esforços fizeram incursões na África sub-saariana: As Nações Unidas informaram recentemente que o número de mulheres que morrem de gravidez e do parto diminuiu quase para metade nas últimas duas décadas.

Mas mesmo agora, e até mesmo no hospital, é touch-and-go. Geradores só cantarolar a vida, quando uma cirurgia está sendo realizada. Não há poder de refrigeração para armazenar doações de sangue, e sem eletricidade para fazer funcionar as incubadoras para bebês que vieram cedo demais.

A lista digitado fixado ao quadro de avisos no corredor mostra as estatísticas sombrias em Gabu hospital sozinho: Quatro mães morreram aqui em janeiro, sete em fevereiro e três em março. Não houve totais mantidos para abril, quando uma junta militar tomou o poder, ou para o mês de maio caótica que se seguiu.

Como as quedas sol, a parteira-chefe do hospital funciona com apenas uma lanterna debaixo do queixo e, por vezes o brilho de uma vela sobre uma bancada perto para guiá-la.

A noite passa, e Aissato joga sem parar na enfermaria de um quarto iluminado apenas por velas. Em um ponto, ela pega um vislumbre do bebê de outra mulher saindo pernas primeiro, como o grito pessoal para ela ou para empurrar o bebê vai morrer.

Lágrimas escorrem pelo rosto perplexo Aissato como quebra-lhe água no chão perto da estação da enfermeira. Ele poças em torno das fezes onde estão registrando cada natimorto, cada um triz.

Mas pelas 10:30 horas do dia seguinte, seu bebê não está mais perto do nascimento. O diretor do hospital é chamado, as opiniões são compartilhadas.Aissato deve ter uma cesariana, um procedimento caro, mas salva-vidas para ela e seu filho.

'' Você tem que comprar esses medicamentos agora ou o bebê vai morrer'', o cirurgião diz a sua mãe com firmeza quando ela sai rapidamente para a farmácia do bairro.

Uma vez que os suprimentos chegam em um saco plástico de compras coral, Aissato, sua mãe, o médico e os enfermeiros vão até a sala de operação.

Após a cirurgia, como a mãe Aissato tende a ela em um corredor, os trabalhadores da equipe se aproximar de seu pai para ver o bebê. Quando aparece o menino que havia lutado durante tantas horas para entrar no mundo, os recua avô com horror em seu rosto.

O bebê está faltando parte de uma perna e ondas em torno das mãos que têm os dedos webbed juntos. Uma tomada de olho é completamente obscurecida por uma fenda palatina que se estende por uma cabeça muito grande para seu pequeno corpo.

Aissato provavelmente levou algum tipo de medicamento nas primeiras semanas de sua gravidez que causaram as malformações graves, disseram autoridades médicas. Não foi descoberta em uma ultra-sonografia porque ela nunca teve um.

A decisão não é feita para mostrar Aissato ou a mãe do menino, que ao invés ressona em uma mesa no canto da sala de parto.

As parteiras não sei se a família Aissato vai levar para casa o bebê. Algumas famílias não, os outros fazem, mas apenas a negligenciar a criança deficiente.


Como o pessoal chegar para o início de uma nova mudança na maternidade, se espalha a notícia da morte Djau, desde o dia anterior. Por que não os seus exames de sangue iniciais mostram como doente, ela realmente era? Por que demorou tanto tempo para ela chegar lá a partir da periferia da cidade? Por que seu marido acordar somente quando o bebê começou a chorar?

'' Foi o seu quarto filho - como foi que ela não sabia que ela estava em trabalho de parto? Por que ela escolheu para dar à luz em casa sozinho?'' Cabeça parteira Maria Antoneta Cabral Barbosa diz, balançando a cabeça enquanto ela olha sobre seu prontuário médico. '' Ele me espanta.''

Em uma casa arrumada, nos arredores de Gabu com burros amarrados na frente, os enlutados se reúnem para confortá-la viúvo de 74 anos de idade, que é agora, com quatro garotas de mãe.

As mulheres multidão chorando dentro do quarto sem janelas entrada, escuro, enquanto os homens sentam em tapetes no quintal da família como as galinhas e as crianças correm passado. 5-year-old Djau, o Halimato, sorri e se agarra de brincadeira com o pai, alheio ao luto todos ao seu redor. Sua irmã de 13 anos de idade, Roqui, senta-se à margem, muito ciente de como suas vidas mudaram.

'' Ela era uma confidente grande,'' Djae Embalo disse de sua esposa de 14 anos. '' Eu estava doente há seis anos e ela cuidou de mim. Então, quando ela estava doente eu não podia fazer nada para salvá-la. Agora eu estou sozinho.''

Parentes do sexo feminino trazer recém-nascido sem mãe Djau, que está enrolado em um pedaço de pano laranja e azul brilhante, com a cabeça uma confusão de cabelos cacheados de espessura. O que alimentá-la? seu pai se pergunta em voz alta. Ele ouviu de fórmula, mas não é certeza de como funciona ou como ele vai pagar.

E o que a chamá-la? Sua mãe morreu antes que eles haviam escolhido um nome.

No final, a menina é chamada Mama Saliu Embalo. É nome de um menino na língua Fula, depois de uma tradição projetado para proteger as crianças cujas mães morreram durante o parto. Desta forma, a mãe não consegue encontrar a criança e recuperá-lo - a crença de que sublinha o quão alto de mortalidade infantil é depois de uma mãe morre.

Enquanto isso, menino Aissato é levada para um orfanato na capital.

Aissato não escolher um nome para ele.marcador de fim de história

Sem comentários:

Enviar um comentário