sexta-feira, 6 de julho de 2012

Representante da ONU termina visita de dois dias sem declarações públicas

Bissau - João Honwana, director da Divisão África II do departamento dos assuntos políticos da ONU, deixou hoje (quinta-feira) em Bissau depois de dois dias de contactos na capital da Guiné-Bissau e sem declarações aos jornalistas.  

Durante dois dias, o responsável manteve encontros com partidos e parceiros internacionais mas sempre nas instalações da missão das Nações Unidas em Bissau (UNIOGBIS) e sem que os jornalistas tivessem acesso aos encontros. 

Num comunicado da UNIOGBIS hoje divulgado afirma que se tratou de "uma visita de rotina" marcada "por discussões com a missão das Nações Unidas e os parceiros sobre a melhor forma de ajudar a Guiné-Bissau a superar a crise actual".  

"Vim cá com o objectivo de retomar contacto com os actores e com a realidade guineenses e ver com os nossos colegas da missão como podemos fazer para melhor apoiar os guineenses na busca de soluções para a crise", disse Honwana, citado no comunicado.   

No comunicado afirma-se que o responsável da ONU teve reuniões com partidos políticos representados no parlamento (PAIGC, PRS, PRID, AD e PND) e com "parceiros internacionais" e membros da sociedade civil e líderes religiosos. Não é feita qualquer referência a reuniões com membros do Governo de transição ou com o Presidente de transição.  

João Honwana, moçambicano, já foi representante do Secretário-geral da ONU e chefe da UNIOGBIS, entre 2004 e 2006.  

Deslocou-se à Bissau no âmbito de uma digressão à África Ocidental, enquadrada nas suas novas funções de director da Divisão África II. Antes de Bissau, João Honwana esteve em Dacar, Bamako e Yamussukro, na Côte d’Ivoire, onde assistiu à Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), diz também o comunicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário