quarta-feira, 19 de setembro de 2012

«9 meses de salários em atraso» Sindicato reivindica direitos dos funcionários da Justiça

Bissau - O Presidente do Sindicato de Base do Ministério da Justiça afirmou que os direitos dos trabalhadores desta instituição do Estado foram gravemente lesados pelo Governo de Transição.

Em conferência de imprensa realizada na segunda-feira, 17 de Setembro, em Bissau, Isidro Teixeira sublinhou que alguns funcionários do Ministério da Justiça se encontram, há 9 meses, sem receber salários.


«Já existem perto de 9 meses de salários em atraso, de pessoal que recebe do chamado ´cofre´, por parte deste Governo», disse o sindicalista.


Perante esta situação, Isidro Teixeira disse que a organização vai levar a cabo acções legais, que passam por uma paralisação a ter lugar a partir do dia 18 de Setembro.


Entre outras revindicações, constam ainda, por parte dos sindicatos, a promoção, o reajuste e a subida de letras dos funcionários, o pagamento de subsídios aos arquivistas, aberturas de mais centros de produção de Bilhetes de Indexteridade nos bairros de Santa Luzia e Ajuda, assim como os meios de transporte para o pessoal.


Recorde-se que, num memorando sobre a situação laboral dos trabalhadores do Ministério da Justiça que o Sindicato de Base entregou ao Governo de Transição em Agosto, foram levantadas várias situações com que os funcionários se defrontaram, que passam pelo aumento do nível de pobreza, falta de segurança, constante conflito no local de trabalho e desrespeito pelo factor qualidade no seio dos funcionários.

Funcionários do Ministério da Justiça optam pela  greve

O Sindicato de Base do Ministério da Justiça decretou, a partir de terça-feira, 18 de Setembro, uma greve de três dias.

A referida paralisação visa, entre outros aspectos, reivindicar os direitos dos trabalhadores do Ministério da Justiça, que dizem estar a ser gravemente lesados pelo Governo de Transição.


Recorde-se que, em conferência de imprensa realizada a 17 de Setembro, em Bissau, Isidro Teixeira, Presidente do Sindicato de Base do Ministério da Justiça, afirmou que alguns funcionários da instituição se encontram há 9 meses sem receber salários.


«Existem perto de 9 meses de salários em atraso, de pessoal que recebe salários do chamado cofre, por parte deste Governo», disse o sindicalista.


A organização vai levar a cabo acções legais, que passam por esta paralisação, a partir de hoje e durante três dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário