domingo, 23 de setembro de 2012

Estudantes guineenses partiram sábado da Rússia para Bissau

Moscovo - Os 22 estudantes finalistas guineenses que se viram obrigados a ocupar a embaixada do seu país na capital russa para
exigirem do Governo de Bissau o bilhete de regresso deixaram  sábado a capital russa.   

"Nem quero acreditar. Acabámos de resolver todos os problemas burocráticos na sexta-feira ao fim da tarde e viemos para o aeroporto de madrugada, para prevenir qualquer imprevisto", declarou à Lusa Carfa Mané, porta-voz dos finalistas.   

"Eu e os meus colegas estamos muito emocionados, pois receávamos que este problema se prolongasse por mais tempo", acrescentou.  

Os finalistas guineenses ocuparam o apartamento da Embaixada da Guiné-Bissau em Moscovo no dia 17 de Agosto e só o abandonaram na madrugada de hoje rumo ao Aeroporto Sheremietevo.  

"Queremos agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram neste momento difícil para nós, os russos e portugueses que nos deram alimentos, dinheiro, para nos aguentarmos durante mais de um mês na embaixada", disse Carfa Mané. 

"E esperemos que estas aventuras deixem de acontecer. Este ano, conseguimos receber o bilhete de regresso mais depressa do que no ano anterior. Esperemos que os outros estudantes tenham mais sorte do que nós", concluiu.  

O Governo da Guiné-Bissau continua a enviar anualmente dezenas de jovens para estudarem em várias cidades russas, onde acabam abandonados à sua sorte. 

A bolsa de estudo paga mensalmente pelas autoridades russas, cerca de 25 euros, torna muito difícil a vida dos estudantes, que não recebem praticamente apoio nenhum da parte de Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário