terça-feira, 25 de setembro de 2012

Washington apoia eleições na guiné-Bissau no início de 2013

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, congratulou  a Guiné-Bissau pelo aniversário de independência, salientando a importância de eleições livres e justas no início de 2013 para que o país regresse à democracia.


Numa mensagem enviada em nome do Presidente Barack Obama e do povo norte-americano, Clinton deseja aos guineenses "um ano de paz, reconciliação e prosperidade".


"Partilhamos o desejo do povo da Guiné-Bissau de reformas que levem à democracia, boa governação e desenvolvimento económico, incluindo eleições livres e justas no início do próximo ano", refere a mensagem de Hillary Clinton.


Na semana passada, o Conselho de Segurança da ONU manifestou preocupação com o "contínuo impasse político" na Guiné-Bissau, fazendo eco de preocupações expressas pelo secretário-geral Ban Ki-moon, e sublinhou a importância da realização de eleições que levem a uma transição no país, onde em abril os militares tomaram o poder.


Os membros do Conselho de Segurança sublinharam ainda a necessidade de ultrapassar as divergências entre parceiros, num processo que tem sido marcado divisões entre atores nacionais e parceiros internacionais, sobretudo CEDEAO e CPLP, sobre a legitimidade do atual Governo de transição.


No seu relatório sobre a situação guineense, Ban Ki-moon refere-se aos desentendimentos públicos entre a comunidade regional (CEDEAO), que vem trabalhando com o Governo de transição, e a CPLP, que se recusa a reconhecê-lo, que está a contribuir para a "estagnação da crise política".

Sem comentários:

Enviar um comentário