terça-feira, 30 de outubro de 2012

Corpo do Presidente da CNE Desejado Lima da Costa é transladado hoje para Bissau

Lisboa - O corpo do presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau, Desejado Lima da Costa, falecido na semana passada, será transladado hoje para Bissau, informou fonte da família.  

Desejado Lima da Costa, de 56 anos, morreu a 22 de Outubro no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa, onde se encontrava em tratamento há dois meses e meio.  

O velório decorre a partir das 12H30 horas locais de hoje (segunda-feira) na Igreja do Campo Grande, onde na terça-feira pela mesma hora será realizada uma missa do corpo presente, disse à agência Lusa Leopoldo Amado, sobrinho do falecido. 

O corpo de Desejado Lima da Costa segue ao início da tarde de terça-feira para o aeroporto, de onde será transportado num voo da TAP para Bissau, onde decorrerão as cerimónias fúnebres.  

Desde a semana passada que está aberto na Embaixada da Guiné-Bissau em Lisboa um livro de condolências.  

Nascido a 31 de Janeiro de 1956, Desejado Lima da Costa, que chegou a exercer como locutor na Rádio Nacional da Guiné-Bissau, desempenhou durante vários anos o cargo de secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), central sindical.  

Em 2008 foi escolhido, enquanto deputado ao Parlamento, pelo partido maioritário, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), para liderar a Comissão Nacional de Eleições (CNE), tendo ficado a seu cargo a organização de eleições presidenciais que não foram concluídas devido ao golpe de Estado de 12 de Abril, justamente um dia antes do início da campanha eleitoral para a segunda volta.  

Com o golpe de Estado, Lima da Costa refugiou-se, juntamente com alguns elementos do Governo deposto, na sede da União Europeia em Bissau de onde só sairia passado cerca de um mês.  

Após ter retomado as funções de presidente da CNE, em Agosto passado viajou para Portugal em tratamento médico. 

Lima da Costa era membro do “bureau” político do PAIGC.

Sem comentários:

Enviar um comentário