sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Declaração do porta-voz da Alta Representante da UE sobre a nomeação do Prof. Romano Prodi.doc

clip_image002[4]

UNIÂO EUROPEIA

 

Bruxelas, dia 10 de Outubro de 2012

A 451/12

 

 

Declaração do porta-voz da Alta Representante da União Europeia sobre a nomeação do antigo Presidente da Comissão Europeia, Prof. Romano Prodi, como Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Sahel

 

O Prof. Romano Prodi, antigo Presidente da Comissão Europeia

 

O porta-voz da Sra. Catherine Ashton, Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, emitiu hoje a seguinte declaração:

 

"A Alta Representante acolhe muito favoravelmente a decisão do Secretário-Geral das Nações Unidas de nomear o Presidente Romano Prodi Enviado Especial para o Sahel.

 

Em todos os cargos que desempenhou, inclusive como Presidente da Comissão Europeia, o Professor Prodi mostrou-se determinado em apoiar a democracia e a paz em Europa e em outros lugares. O seu compromisso com a cooperação internacional é particularmente apreciado em África.

 

A situação política, humanitária e da segurança do Sahel continua a deteriorar-se, pois é preciso agir urgentemente para melhorar a coordenação e reforçar as iniciativas da Comunidade Internacional em apoio aos esforços nacionais e regionais para enfrentar as causas profundas da crise complexa que afecta o Mali e o Sahel.

 

A União Europeia mantém-se comprometida para colaborar estreitamente com o Presidente Prodi nas suas novas funções e para continuar a execução de estratégia geral europeia para a segurança e desenvolvimento na região do Sahel, de acordo com os valores e as resoluções da ONU".

Sem comentários:

Enviar um comentário