sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Iniciada construção de estrada que liga Guiné-Bissau ao Senegal

Bissau, 11 Out (Lusa) - O primeiro-ministro de transição da Guiné-Bissau considerou hoje que a construção da estrada Mansoa-Farim, é "a concretização de um sonho" e frisou que a via irá permitir o acesso rápido ao Senegal e Guiné-Conacri.

Rui Duarte de Barros presidiu hoje à cerimónia do lançamento da primeira pedra para construção da segunda via rodoviária que ligará o país ao Senegal a partir do norte, um ato presenciado por vários membros do governo, por representantes de entidades regionais e por populares da vila de Mansoa.

A estrada, que deverá estar pronta dentro de 14 meses, irá permitir aos habitantes da zona norte da Guiné-Bissau "um rápido acesso aos mercados de países vizinhos", e desta forma "acelerar a economia" guineense com a do Senegal e da Guiné-Conacri, disse Rui Duarte de Barros.

Com 55 quilómetros de distância, a estrada Mansoa/Farim (leste e norte) é financiada pelo Banco Oeste Africano para o Desenvolvimento (BOAD) e a União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) em 12,5 mil milhões de francos CFA (19 milhões de euros).

O primeiro-ministro de transição enalteceu a "resposta pronta" destas duas organizações regionais já que pagaram os estudos e as obras para a construção e alargamento da estrada, tendo a cerimónia que assinala o início dos trabalhos sido marcada por discursos mas também por danças, comida e bebida.

Rui de Barros sublinhou que a Guiné-Bissau se sente grata pela solidariedade da UEMOA e BOAD, não só pela construção da estrada Mansoa/Farim mas também pelo facto de as duas organizações financiarem os estudos para a construção da ponte sobre o rio Farim.

"Desde a independência do nosso país que temos tentado arranjar formas de construir a ponte sobre o rio Farim", assinalou Rui de Barros, lembrando ainda que, desde que a Guiné-Bissau aderiu às duas organizações, em 1997, já beneficiou de mais de 87 mil milhões de francos CFA de ajudas e donativos (132,8 milhões de euros).

Com a construção da estrada Mansoa/Farim será possível chegar ao Senegal em pouco tempo sem ser através da região de São Domingos (Guiné-Bissau), entrando por Ziguinchor (Casamança).

Falando em nome da população da região de Oio (norte da Guiné-Bissau), Bubacar Djaló disse que as pessoas anseiam por uma diminuição do tempo de viagem entre Mansoa e Farim, que atualmente é de cinco a seis horas.

"Se esta estrada for construída pensamos que em 30 minutos poderemos estar em Farim", disse Bubacar Djaló, um ancião da vila de Mansoa que falou em nome da população da zona.

No entanto, Bubacar Djaló apelou ao primeiro-ministro de transição para que acabe com a greve dos professores, resolvendo as exigências daqueles.

Os professores das escolas públicas guineenses estão em greve geral há quase um mês para reclamar salários em atraso e melhorias de condições laborais.

MB // HB

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário