segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Lisboa preocupada com violência em Bissau

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal divulgou esta tarde um comunicado em que apela "ao fim da violência e do derramento de sangue", após os incidentes desta madrugada na capital da Guiné-Bissau, que causaram pelo menos sete mortos.

No comunicado das Necessidades pode ler-se que o "governo português vê com preocupação a situação na Guiné Bissau, após mais um caso de movimentações militares ocorrido esta madrugada", para em seguida se apelar "à calma e ao fim da violência e do derramamento de sangue".

O comunicado do Ministério de Paulo Portas sublinha não haver "uma solução militar para os problemas com que a Guiné-Bissau se confronta" e que só "um processo político inclusivo e em conformidade com a pertinente Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas" se poderá chegar à paz.

Finalmente, a diplomacia portuguesa sublinha a necessidade "urgente" de se iniciar "uma nova fase na historia da Guiné-Bissau, que seja marcada pela paz, pela consolidação das instituições democráticas, pela submissão dos militares ao poder civil e por um combatte eficaz contra o tráfico de droga. É essencial que a Guiné-Bissau tenha instituições e legalidade".

Sem comentários:

Enviar um comentário