quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Livro sobre Amílcar Cabral é lançado hoje (quinta-feira) em Lisboa

Lisboa - O escritor Tomás Medeiros lança na hoje (quinta-feira) em Lisboa um livro sobre a vida e morte do fundador do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) Amílcar Cabral, de quem era amigo íntimo. 

"A verdadeira morte de Amílcar Cabral", informa a editora Althum em comunicado, é uma obra "bem documentada", escrita por alguém "que foi companheiro e íntimo de Cabral". 

O livro, acrescenta o mesmo comunicado, permite ao leitor "aceder à visão exacta da realidade que deu origem à luta pela independência na Guiné-Bissau, à percepção da importância da actuação de Amílcar neste contexto e às dinâmicas que conduziram ao seu assassinato". 

Dando a conhecer "o político, o guerrilheiro, o escritor e, sobretudo, o humanista", o livro conta o processo que vitimou Cabral "politicamente -- a verdadeira morte a que o título se refere - antes de levar à sua eliminação física". 

O livro é lançado na quinta-feira à tarde no auditório da Fundação Pró Dignitate, em Lisboa, com a presença do autor e da presidente da fundação, Maria de Jesus Barroso. 

O escritor Tomás Medeiros nasceu na cidade de São Tomé em 1931 e reside actualmente em Portugal. Foi médico, activista e dirigente político e militar e tem poesia, prosa e ensaios publicados em Portugal e no estrangeiro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário