quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Militares guineenses cancelam encontro com oficial detido para evitar julgamento na praça pública

Bissau - A imprensa da Guiné-Bissau foi  por duas vezes chamada ao Estado Maior General das Forças Armadas para ouvir declarações de Pansau N'Tchamá, acusado de liderar um ataque a um quartel, mas a iniciativa foi anulada. 

A Guiné-Bissau vive novamente dias de instabilidade desde o passado dia 21, quando um comando, alegadamente liderado pelo capitão Pansau N'Tchamá, atacou o quartel dos para-comandos. No ataque morreram seis pessoas 

O capitão foi capturado uma semana depois e encontra-se detido em Bissau.

Na segunda-feira os jornalistas chegaram a ser convocados para ouvir declarações de Pansau N'Tchamá mas o encontro foi anulado. Hoje voltaram a ser chamados por duas vezes e das duas vezes foram anuladas as declarações.

Daba Na Walna, porta-voz das Forças Armadas, explicou aos jornalistas que havia de facto vontade de alguns militares de colocar o capitão perante as câmaras e microfones, nomeadamente dos que participaram na busca e captura de Pansau. 

No entanto, acrescentou, o Estado Maior entendeu que Pansau N'Tchamá não pode ser julgado "em  praça pública" mas nas instâncias correctas, que é na justiça. 

Pansau será julgado num tribunal militar, porque os crimes de que é acusado se deram num quartel militar, de acordo com Daba na Walna, que no entanto não adiantou datas. 

Daba Na Walna disse que os jornalistas terão acesso a todas as informações quando for realizado o julgamento de Pansau N'Tchamá.

Sem comentários:

Enviar um comentário