sexta-feira, 12 de outubro de 2012

União Europeia distinguida com o Prémio Nobel da Paz de 2012

O contributo da União Europeia para a paz na Europa, para a reconciliação entre os países e para a consolidação da democracia e dos direitos humanos foram as motivações da decisão unânime do Comité Nobel, anunciada hoje.

Exprimindo o seu deleite com a notícia da atribuição do Prémio Nobel, a Senhora Catherine Ashton, Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, declarou hoje que foram assim reconhecidos os esforços da União Europeia para a reconciliação, o fortalecimento da democracia, a promoção dos direitos humanos e o alargamento da área da paz e da estabilidade em todo o continente europeu.

A Alta Representante salientou também que a criação do Serviço Europeu para a Acção Externa permitiu desenvolver uma abordagem abrangente para melhor promover os valores fundamentais da Europa em todo o mundo, e destacou o seu empenho para continuar a trabalhar incansavelmente no avanço com esse processo.

O químico sueco Alfred Nobel, inventor da dinamite, deixou parte da sua fortuna para a criação de uma fundação que premiasse anualmente as pessoas que mais tivessem contribuído para o desenvolvimento da humanidade. O Prémio Nobel da Paz é portanto atribuído “à pessoa que tiver feito mais ou melhor pela união entre nações, abolição ou redução de exércitos e pela promoção da paz” e, entre 1901 e 2011, distinguiu 124 pessoas, das quais 15 mulheres.

O Prémio Nobel da Paz será entregue em Oslo, capital norueguesa, no dia 10 de Dezembro de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário