domingo, 20 de janeiro de 2013

Cedeao realiza cimeira extraordinária com Mali e Guiné Bissau na agenda

Os líderes da sub-região oeste-africana realizam sábado, 19 de Janeiro, em Abidjan, na Côte d'Ivoire, uma sessão extraordinária visando tomar medidas suplementares para resolver a crise maliana. A situação na Guiné Bissau também deverá ser abordada.


Abidjan - Os líderes da sub-região oeste-africana realizam sábado, 19 de Janeiro, em Abidjan, na Côte d'Ivoire, uma sessão extraordinária visando tomar medidas suplementares para resolver a crise maliana, que se degradou nos últimos dias depois de os islamitas que ocupam o norte do país tentarem controlar outras cidades e progredir para a capital, Bamako.

Esta conferência dos chefes de Estado e de Governo examinará os
últimos desenvolvimentos da situação política do Mali e como a região pode cooperar com a comunidade internacional para a aplicação de resolução 2085 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Durante esta sessão, os líderes regionais ouvirão uma exposição do presidente da Comissão da Cedeao, Kadré Désiré Ouédrago, sobre a situação política e de segurança no Mali, bem como os relatórios dos presidentes burkinabe, Blaise Compaoré, e nigeriano, Goodluck Jonathan, sobre os esforços de mediação que eles realizaram para a resolução de conflitos.

Eles serão igualmente informados sobre o estado de avanço do desdobramento da Missão Internacional de Apoio ao Mali (MISMA) pelo presidente do Comité dos Chefes dos Estados-Maiores da Cedeao, o general ivoiriense Soumaila Bakayoko, ao passo que o ministro dos Negócios Estrangeiros da Côte d'Ivoire, Charles Koffi Diby, apresentará um relatório sobre a reunião do Conselho de Mediação e Segurança (CMS).

A cimeira dos chefes de Estado e de Governo é precedida, nesta sexta-feira (18), por um encontro extraordinário do CMS, que reúne os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa dos Estados-membros da Cedeao.

A reunião permitirá igualmente discutir sobre a situação na Guiné-Bissau, onde a Cedeao desdobrou no ano passado uma missão militar denominada ECOMIB com vista a proteger as instituições de transição e concluiu um acordo sobre a aplicação do programa de reforma do sector da defesa e segurança no país.

A cimeira de Abidjan deverá igualmente aprovar a nomeação do major-general nigeriano Shehu Usman Abdulkadir como comandante da MISMA e a do brigadeiro nigerino Yaye Garba como seu adjunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário