quinta-feira, 21 de março de 2013

Comunicado Movimento Sociedade Civil Guiné-Bissau quer eleições gerais este ano

O Movimento da Sociedade Civil da Guiné-Bissau, plataforma que reagrupa mais de 100 organizações, quer eleições gerais em Dezembro deste ano e que nelas não tomem parte os atuais responsáveis pelo processo de transição.

Movimento Sociedade Civil Guiné-Bissau quer eleições gerais este ano

Em comunicado a que agência Lusa teve hoje acesso, o Movimento da Sociedade Civil apresenta uma série de propostas de actividades a serem executadas para levar o país a realizar eleições gerais em Dezembro.


Para o movimento, deve haver uma nova agenda de transição (já que o país não poderá realizar eleições gerais em Abril), um Pacto de Regime, a revisão da lei eleitoral, dar início aos programas de reforma nos sectores da Defesa e Segurança, entre outras acções.

A plataforma propõe ainda que seja criado um espaço de concertação permanente entre as forças vivas do país, que incluiria os órgãos de soberania, partidos políticos, sociedade civil e forças de defesa e segurança, sob a coordenação do Presidente de transição, Serifo Nhamadjo.

O Pacto de Regime Político e Social a ser instituído partiria de um compromisso entre todos os atores e forças vivas da Nação sobre as atitudes e condutas a adoptar durante a transição e o período imediato às eleições, referiu o comunicado.

Fonte da direcção do movimento disse à Lusa que esta proposta vai ser entregue a todos os intervenientes na busca de mecanismos para a estabilização da Guiné-Bissau, nomeadamente responsáveis pela transição, chefias militares, partidos políticos, embaixadas e representações da comunidade internacional sediadas no país.

O Movimento da Sociedade Civil é uma de duas organizações da sociedade civil na Guiné-Bissau. A segunda junta mais de uma dezena de associações e sindicatos, entre elas a Liga Guineense dos Direitos Humanos.

Em conferência de imprensa, na terça-feira, as 13 organizações apresentaram também um calendário de transição que defende também a realização de eleições este ano, no mês de Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário