terça-feira, 12 de março de 2013

Ensino : Professores da Guiné-Bissau terminam greve

Os professores das escolas públicas da Guiné-Bissau retomaram esta segunda-feira as aulas após três semanas de greve, que levantaram mediante o pagamento de um dos quatro meses de salários em atraso, disse o sindicalista Luís Nancassa.

Professores da Guiné-Bissau terminam greve

Lusa

Segundo Nancassa, presidente do Sindicato Nacional dos Professores (Sinaprof) da Guiné-Bissau, o Governo comprometeu-se a pagar um mês de salário - dos quatro em atraso -, dar início ao processo de efectivação dos professores do novo ingresso e ainda a mudança de letras na folha do pagamento.

Estas são as três reivindicações que os dois sindicatos dos professores guineenses consideram inegociáveis dos 11 pontos constantes no caderno reivindicativo apresentado no início da greve, que deveria durar 30 dias.

Após a mediação do Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, que juntou o Governo e os sindicatos à mesma mesa, os professores decidiram retomar as aulas como forma de "evitar que o ano lectivo venha a ser anulado", observou o presidente do Sinaprof.

"Peço aos professores que compreendam os sindicatos, estamos a fazer no mínimo o que podemos, porque também não podemos andar à paulada com o Governo. Insistimos, mas o Governo continua irredutível na sua postura de demonstração de falta de sensibilidade para com os professores", afirmou Luís Nancassa.

"Apelo aos professores para que voltem às salas de aulas a partir de hoje para que não ponhamos o ano lectivo em causa", insistiu o sindicalista.

As aulas recomeçaram, mas a meio gás, sobretudo nas escolas de Bissau, situação que é recorrente de cada vez que há o levantamento da greve dos professores. Nos primeiros dias do recomeço das aulas os alunos e alguns professores não costumam comparecer nas escolas.

Sem comentários:

Enviar um comentário