sexta-feira, 22 de março de 2013

LGDH exige fim de ordens ilegais a jornalistas

Bissau - A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) exigiu ao Governo de transição que termine as ordens que considerou «ilegais e de censura», nos órgãos de comunicação social públicos, por violarem os princípios de igualdade garantidos pela Constituição da República.

A posição da LGDH foi tornada pública esta quinta-feira, 21 de Fevereiro, em reacção à denúncia do Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS) que, ainda esta semana, revelou que nos últimos tempos os jornalistas de diversos órgãos tem vindo a ser alvos de actos de intimidação e de perseguição devido à abordagem de assuntos considerados delicados por alguns quadros políticos, judiciais e da sociedade castrense.


A LGDH condenou com firmeza todas as manobras de intimidações e perseguições contra os jornalistas nacionais.


«Exigimos o levantamento imediato de todas as ordens de censura, por violarem os princípios de igualdade», diz a organização.
A Liga solidarizou-se também com o sindicato de jornalistas e com o sindicato de Base da radio Nacional da Guiné-Bissau, no sentido de prosseguirem as suas legitimas lutas pela defesa intransigente de uma imprensa independente, livre e objectiva.


Por último, a organização manifestou a sua determinação no combate, sem tréguas, a todas as acções que tendam a limitar ou a restringir, de forma abusiva, os princípios da liberdade de imprensa e da expressão na Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário