quarta-feira, 13 de março de 2013

Tráfico de drogas diminuiu, diz ministro da Justiça do governo de transição

guiné-bissau

O ministro da Justiça do governo de transição da Guiné-Bissau, Mamadú Saido Baldé, defendeu terça-feira que o tráfico de droga no país diminuiu "consideravelmente", pelo empenho governamental no combate ao fenômeno.

"As estatísticas revelam que está consideravelmente diminuída a utilização do nosso território no referido tráfico transatlântico devido ao empenho do governo de transição", apesar de "se levantarem ainda vozes infundadas contra esta realidade", disse.

Falando na cerimónia que marcou os 30 anos da Polícia Judiciária da Guiné-Bissau, o ministro disse que o empenho no combate ao narcotráfico "foi implementado sem o substancial e habitual apoio da comunidade internacional".

Mamadú Saido Baldé apelou à comunidade internacional para que disponibilize meios materiais e financeiros que permitam "capacitar e operacionalizar as entidades vocacionadas no combate ao narcotráfico".

O ministro reconheceu que a estrutura geográfica do país, com um arquipélago com várias ilhas desabitadas, sem protecção militar, "oferece condições favoráveis para a prática de crimes organizados e do tráfico de drogas".

Abdu Mané, procurador-geral da República, que falava na mesma ocasião, disse também que são precisos mais meios para que a Polícia Judiciária possa desempenhar as funções, pedindo ao governo de transição para que sejam criadas estruturas da Polícia Judiciária a nível das regiões do país

Sem comentários:

Enviar um comentário