sexta-feira, 22 de março de 2013

UNICEF na Guiné-Bissau alerta para perigos de água insegura

A diarreia é responsável por uma em cada cinco mortes de crianças na Guiné-Bissau, onde só metade da população das zonas rurais tem acesso a água potável, lembrou hoje em Bissau a UNICEF.

A propósito do Dia Mundial da Água, que se comemora na sexta-feira, o escritório da UNICEF em Bissau diz que 31 por cento da população da Guiné-Bissau (quase 500 mil pessoas) ainda defeca ao ar livre e que apenas cinco por cento da população que vive nas zonas rurais tem acesso a um saneamento adequado.

A falta de água e de saneamento adequado, ligada a práticas incorretas de higiene, facilita a propagação de doenças e está na origem de diarreias, sobretudo em crianças com menos de cinco anos, salienta a UNICEF.

"As populações mais pobres e das zonas rurais são, por conseguinte, aquelas que mais sofrem destas doenças, e grandemente veem afetados os seus direitos à saúde e ao bem-estar", acrescenta, em comunicado.

De acordo com dados divulgados pela UNICEF, no mundo, cerca de 2000 crianças com menos de cinco anos morrem diariamente de doenças diarreicas e destas 1800 mortes estão ligadas à água, saneamento e higiene.

A UNICEF "insta aos governos, a sociedade civil e cidadãos comuns a lembrarem-se das crianças que morrem diariamente devido ao consumo e abastecimento de água insegura e à falta de saneamento e higiene", diz o documento.

Este ano o Dia Mundial da Água tem como lema "2013 - Ano Internacional de Cooperação pela Água".

Sem comentários:

Enviar um comentário