quarta-feira, 17 de abril de 2013

CNE da Guiné-Bissau preparada para eleições este ano, diz secretário executivo

Bissau, 16 abr (Inforpress) - O secretário executivo da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau, António Sedja Man, disse hoje que a instituição tem meios técnicos para realizar eleições este ano, em qualquer altura.

Em entrevista à Agência de Notícias da Guiné-Bissau, o responsável precisou que qualquer que seja a data a CNE irá colocar a "máquina" em funcionamento respeitando o prazo.


António Sedja Man lembrou que as atividades de realização das eleições legislativas e presidenciais dependem de outros intervenientes no processo, e disse que dentro de 20 dias está terminado o processo de cartografia para o recenseamento biométrico.


"Não temos nenhuma data indicativa a nível nacional, só temos a data indicativa da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), abraçada pela Comunidade Internacional. Atualmente só temos um cenário de cronograma relativamente aquela data", afirmou Sedja.

A comunidade internacional, incluindo a CEDEAO, quer eleições na Guiné-Bissau até final do ano, visto que o país vive um período de transição decorrente de um golpe de Estado a 12 de abril do ano passado.


A CNE, disse Sedja Man à Agência de Notícias, tem formado formadores com apoios da Comunidade internacional, e enviou dois formadores para a Costa do Marfim, para serem capacitados na área de recenseamento biométrico e no domínio das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

"De momento tudo é hipotético e a CNE está preparada, caso seja confirmada a data a CNE irá adequar os variantes do seu cronograma à data estabelecida pelo Presidente da República, partidos políticos e Governo", disse.


Inforpress/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário