terça-feira, 7 de maio de 2013

ONU Divergências na Guiné-Bissau são normais, mas entendimento é necessário

O representante do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Guiné-Bissau, Gana Fofang, considerou esta segunda-feira normal divergências partidárias mas instou os políticos guineenses a entenderem-se, porque o povo e a comunidade internacional estão à espera.

Divergências na Guiné-Bissau são normais, mas entendimento é necessário

"Penso que é normal que as diferentes posições sejam discutidas, mas esperamos que isso não dure muito tempo porque a população espera uma solução rápida", disse Gana Fofang aos jornalistas depois de se ter reunido com o Presidente de transição, Serifo Nhamadjo.

Na última terça-feira, partidos, sociedade civil e militares concordaram na realização de eleições este ano e num novo modelo para o período de transição que inclua um Governo mais abrangente.

No entanto, dois dias depois, PRS e PAIGC, partidos que compõem quase em exclusivo o parlamento, passaram um dia a discutir o que iriam discutir (agenda) e não se entenderam.

De acordo com o número dois do escritório da ONU na Guiné-Bissau (chefiado pelo timorense José Ramos-Horta), a comunidade internacional continua empenhada em apoiar "o processo em curso, na procura de uma solução rápida para este período de crise".

"A nossa posição é a mesma", disse Gana Fofang, explicando aos jornalistas que a reunião com Serifo Nhamadjo serviu para "ter uma ideia do trabalho que está a ser feito, a nível do parlamento e dos partidos" e da criação de um roteiro de transição e de um Governo de consenso.

O camaronês Gana Fofang é, desde 2011, o coordenador e representante residente do PNUD em Bissau. Já desempenhou idênticas funções em São Tomé e Príncipe.

Sem comentários:

Enviar um comentário