domingo, 19 de maio de 2013

Três dias de luto nacional pela morte de Henrique Rosa

Morreu ex-presidente da transição guineense Henrique RosaBissau - O Governo de transição da Guiné-Bissau decretou três dias de luto nacional, a partir de domingo, pela morte do antigo Presidente de transição Henrique Rosa, ocorrida esta semana em Portugal e vai a enterrar, na (terça-feira), em Bissau.

Henrique Rosa morreu no passado dia 15 aos 66 anos, depois de vários meses internado no hospital de São João, no Porto.

Nascido em Bafatá, leste da Guiné-Bissau, a 18 de Janeiro de 1946, Henrique Rosa, empresário e conhecido pelo seu fervoroso catolicismo, entrou para a política activa em 2003 como Presidente de transição da Guiné-Bissau, depois de o Presidente eleito, Kumba Ialá, ter sido derrubado num golpe militar.

Henrique Rosa conduziu o país até às eleições presidenciais de Julho de 2005, tendo entregado o poder ao posteriormente assassinado João Bernardo "Nino" Vieira. 

O corpo do antigo Presidente chegará a Bissau na madrugada de segunda-feira, disse à Lusa fonte familiar. O funeral deverá realizar-se na terça-feira.

Durante os três dias de luto nacional a bandeira da Guiné-Bissau será colocada a meia haste nos edifícios públicos e são proibidas festas e outras manifestações similares. 

Sem comentários:

Enviar um comentário