terça-feira, 7 de maio de 2013

Um cidadão português, natural da Guiné-Bissau detido em Cabo Verde com cocaína no estômago

Um cidadão português, natural da Guiné-Bissau, ficou esta segunda-feira em prisão preventiva após ter sido detido, na sexta-feira, no aeroporto da Cidade da Praia, com 691 gramas de cocaína dissimulada no interior do organismo, indicou a Polícia Judiciária cabo-verdiana.

Num comunicado, a PJ adiantou que o homem, de 47 anos, chegou à capital de Cabo Verde proveniente de Fortaleza (Brasil), tendo, na inspeção inerente ao voo, sido detido pela Célula Aeroportuária Anti-Tráfico (CAAT), que congrega ainda as polícias Nacional (PN) e Emigração e Fronteiras (PEF), Guarda Fiscal e Alfândega.

"Na inspeção do Voo VR661 dos TACV, proveniente de Fortaleza, um individuo de sexo masculino, de 47 anos, de nacionalidade Portuguesa, natural da Guiné-Bissau, foi detido por ter encontrado e apreendido na sua posse 691,573 gramas de cocaína, dissimulada no interior de organismo", lê-se no documento.

Segundo a PJ, o detido foi presente ao Ministério Público local, que o apresentou ao Tribunal Judicial da Comarca da Cidade da Praia, onde foi interrogado.

Após o interrogatório, o juiz decretou prisão preventiva como medida de coação.

A Embaixada de Portugal na Cidade da Praia, contactada pela agência Lusa, indicou estar a acompanhar o caso.

Também contactada pela Lusa, a PJ cabo-verdiana escusou-se a comentar, alegando que o caso está ainda a ser investigado.

Não é a primeira vez que a PJ cabo-verdiana detém cidadãos portugueses no aeroporto da Cidade da Praia, oriundos de Fortaleza, por causa do tráfico de droga.

A 5 de setembro de 2011, a PJ deteve uma cidadã portuguesa que transportava nove quilogramas de cocaína, estando atualmente detida em Cabo Verde.

A 6 de dezembro do mesmo ano, a PJ cabo-verdiana deu conta da detenção de outra cidadã portuguesa que, em conjunto com uma angolana e um cabo-verdiano, estava na posse de 340 gramas de ouro e de 3,4 quilogramas de cocaína.

Os voos semanais entre Fortaleza e a Cidade da Praia são frequentemente inspecionados pela Célula Aeroportuária Anti-Tráfico, que tem procedido a uma série de detenções de passageiros de várias nacionalidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário