quinta-feira, 4 de julho de 2013

CEDEAO disponibiliza para Guiné-Bissau quase 5 milhões de euros

A Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) disponibilizou quarta-feira para a Guiné-Bissau 3,1 mil milhões de francos (4,7 milhões de euros) para reabilitar três quartéis militares.

O ato formal de entrega da verba ocorreu numa cerimônia no Palácio do Governo, no qual o embaixador da CEDEAO em Bissau, Ansumane Cissé, e os ministros guineenses da Defesa, Celestino de Carvalho, e das Finanças, Higino Mendes, rubricaram os protocolos de apoio.

O representante da organização africana afirmou que se tratou de "um primeiro passo concreto" para a reforma do setor de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau, destacando ser importante a execução correta das obras de reabilitação das casernas "para que o programa possa seguir os próximos passos".

Os quartéis da Base Aérea e do Exército em Bissau e o aquartelamento de Buba (no sul) serão os beneficiários e serão totalmente remodelados e entregues dentro de oito meses.

As obras foram entregues a 10 empresas guineenses, obras que o ministro das Finanças, Higino Mendes, disse querer ver "bem executadas".

"Exorto as empresas a quem foram concedidas as obras para que façam o trabalho com profissionalismo. Vou ser vigilante na aplicação dos fundos", afirmou Mendes, frisando que "mais uma vez" a CEDEAO presta apoio à Guiné-Bissau.

"Aquilo que se propala na imprensa, de que o programa da reforma do setor de Defesa e Segurança é só no papel, a partir de hoje é uma realidade com este apoio importante dos nossos irmãos da CEDEAO", observou Higino Mendes.

Sem comentários:

Enviar um comentário