sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A União Europeia reforça Cooperação Regional contra a pesca ilegal na Guiné-Bissau

A União Europeia relança as actividades de fiscalização e de cooperação com a Guiné-Bissau no âmbito do seu programa regional de fiscalização marítima.


O programa disponibilizou um montante de cerca de três mil e trezentos milhões de Francos Cfa (cinco milhões de euros) para os países da sub-região, com o objectivo da conservação dos recursos pesqueiros, luta contra a pesca ilegal e protecção da pesca artesanal.

 
No âmbito do programa, serão realizadas operações de vigilância nas águas territoriais da Guiné-Bissau, modernização de equipamentos técnicos, assim como a realização de actividades de formação.


O Chefe da Delegação da União Europeia, Embaixador Joaquin González-Ducay, ressaltou que a "retoma do programa regional de fiscalização marítima testemunha o compromisso da União Europeia na protecção dos recursos marinhos como fonte de riqueza para a Guiné-Bissau e a sua população. Nesse sentido, o programa insere-se na linha das preocupações manifestadas pela União Europeia, assim como pelas Nações Unidas, pela União Africana, e pela CEDEAO, relativas à importância da preservação e gestão dos recursos naturais da Guiné-Bissau, incluindo a exploração sustentável dos recursos marinhos e terrestres."

Sem comentários:

Enviar um comentário