segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Cólera já infetou 700 pessoas este ano

Um surto de cólera em Guiné-Bissau já infetou mais de 700 pessoas desde o início do ano, de acordo com números avançados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


A região de Tombali, no sul do país, é a mais afetada pela doença, com 225 casos e 21 vítimas mortais só nas últimas semanas.


«Tombali é a região mais pobre do país em termos de recursos humanos. Só há um enfermeiro por centro de saúde. O sistema de saúde não pode cuidar dos pacientes corretamente. Há que acrescentar ainda as superstições por parte de pessoas que não acreditam nas explicações científicas para a cólera», afirmou Inácio Alvarenga, epidemiologista da OMS.


Em 2008, registaram-se 14.204 casos de cólera em Guiné-Bissau, que resultaram na morte de 225 pessoas.


Nicolau Almeida, porta-voz do ministério da Saúde, salientou a importância de conter a propagação da doença em Tombali, para onde foi enviada uma equipa médica composta por um epidemiologista, dois médicos e dois enfermeiros.


«Precisamos de reforçar a equipa médica com mais três enfermeiros e cinco médicos de forma a melhor coordenar o setor médico na região. Precisamos de criar diferentes equipas em diferentes áreas. Também há uma enorme falta de medicamentos», afirmou .

Sem comentários:

Enviar um comentário