quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau aguarda que recenseamento avance

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau está pronta para preparar o escrutínio geral marcado para 24 de novembro, desde que o recenseamento eleitoral avance, disse hoje o presidente da CNE, Augusto Mendes.

A comissão "está à espera que o recenseamento seja realizado", referiu.

"A partir daí, quanto à CNE, não há problemas nenhuns", acrescentou Augusto Mendes, em Bissau, no final da cerimónia de tomada de posse dos nove presidentes das comissões regionais de eleições.

No início de julho, a CNE da Guiné-Bissau disse necessitar de 5,6 milhões de euros para realizar as eleições gerais.

Hoje, o responsável máximo pela comissão remeteu para o Governo de transição as questões sobre os apoios financeiros e os prazos a cumprir para a ida às urnas acontecer a 24 de novembro.

"Desde que terminem os trabalhos que têm a ver com o recenseamento, nós estamos preparados", referiu apenas Augusto Mendes.

Aos presidentes das comissões regionais de eleições, o presidente da CNE pediu um trabalho "sério" e "de qualidade".

"O povo guineense está cansado", referiu, numa alusão à instabilidade política recorrente, acrescentando que "o povo guineense precisa de eleições credíveis".

Os nove presidentes hoje empossados foram escolhidos tendo em conta a experiência acumulada na preparação de eleições anteriores, refere o despacho de nomeação de Augusto Mendes.

A reativação das comissões regionais de eleições é um dos atos prévios previstos na lei guineense com vista à realização da consulta popular.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário