quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Comissão Oeste Africana contra a Droga Ex-Presidente da Nigéria visita a Guiné-Bissau

Bissau - Uma delegação da Comissão Oeste Africana contra a Droga está na capital guineense, no âmbito da primeira deslocação do organismo ao país.

Trata-se de uma medida lançada em Janeiro por Kofi Annan, ex-Secretário-Geral das Nações Unidas e Prémio Nobel da Paz, na tentativa de resolver os problemas relacionados com a droga na África Ocidental e o seu impacto na segurança, na governação e na saúde pública.

Durante três dias, a delegação vai reunir com as autoridades guineenses e com organizações internacionais e regionais sediadas em Bissau, bem como com as organizações da sociedade civil.
Sob a liderança do ex-Chefe de Estado nigeriano, Olusegun Obasanjo, na qualidade de Presidente da própria Comissão Oeste Africana Contra Droga, a visita da delegação, combinada com actos de averiguação dos relatórios de peritos, irá contribuir para a compreensão do impacto do tráfico e consumo de drogas na região, incluindo a Guiné-Bissau, e ajudar a formular as suas conclusões e recomendações que serão divulgadas num relatório oficial, no início de 2014.


De referir que os objectivos da estrutura se enquadram num contexto preocupante, sobretudo quando, nos últimos anos, grupos de crime organizado operam intensamente na zona Oeste Africana, para garantirem a passagem segura de carregamentos de droga pela região, aumentando o consumo local destas substâncias.


Dados indicam que, durante a última década, várias iniciativas têm sido lançadas para combater esses perigos. No entanto, especialistas na área reunidos em Dakar, em Abril de 2012, advertiram para que os problemas são cada vez mais graves. Na altura pediram um esforço renovado e concertado para se lidar com o tráfico e a dependência.


Os peritos recomendaram a criação de um grupo de alto nível de «campeões» independentes liderados por países da sub-região, para mobilizar a atenção dos políticos e encontrar respostas concretas a esses desafios.


A Fundação Kofi Annan, em cooperação com parceiros internacionais e regionais, com Governos nacionais e organizações da sociedade civil, aceitou assumir a liderança na criação desta Comissão Oeste Africana Contra Droga na África Ocidental.


Um dos principais objectivos é mobilizar a consciência pública e o compromisso político através de uma campanha para sensibilizar o público sobre o impacto do tráfico de drogas, bem como informar e aconselhar os líderes políticos e o público em geral sobre os meios eficazes e humanos para combater a dependência das drogas.


Até ao final de 2013, a Comissão irá analisar os problemas do tráfico e da dependência, a fim de entregar um relatório oficial e as recomendações políticas abrangentes, isto depois da realização de uma ampla consulta aos Governos, organizações regionais, instituições internacionais e cidadãos interessados.

Sem comentários:

Enviar um comentário