quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Crianças de Bissau ocupam férias com trabalhos manuais, danças e regras de comportamento

*** Mussá Baldé, da agência Lusa ***

Bissau, 21 ago (Lusa) - Crianças da capital da Guiné-Bissau estão a aproveitar os dias de férias escolares para aprender trabalhos manuais, adquirir regras básicas de comportamento em sociedade e mostrar os dotes para a dança e canção.

As atividades decorrem na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Chão de Papel/Varela, subúrbios de Bissau, local que junta mais de 200 crianças durante um mês para o 'Djumbai' (Entreter), projeto com mais de 10 anos e apoiado pelos padres Josefinos.

A particularidade do projeto 'Djumbai' é que aceita crianças de todos os bairros, dos sete aos 12 anos, de diferentes crenças religiosas, contou à agência Lusa a animadora-chefe, Etiandra Lopes Silá.

"Aqui não há só crianças católicas: temos muçulmanas e aquelas que não professam nenhuma religião", referiu.

"O que queremos aqui é juntá-las para lhes ensinar coisas práticas da vida e regras de comportamento social", explicou Etiandra Silá.

Por estes dias, quem passar junto à Igreja do Carmo, pode até ficar espantado com o barulho e quantidade de crianças que se vê no local.

Vestidas de verde, azul, amarelo e vermelho, elas cantam, dançam, participam em jogos e ainda recebem aulas de como fazer renda, croché, almofadas ou esculpir madeira para criar objetos artísticos e decorativos.

Em cada dia, antes ainda de regressarem a casa, participam numa aula aberta sobre comportamento, onde conversam sobre temas como o respeito pela palavra, o respeito pelos mais velhos, a honra, a dignidade e o orgulho nacional.

A agência Lusa assistiu a uma sessão do 'Djumbai', em que os mais novos seguem com atenção a aula prática, mas a animação atinge o auge nos jogos, concursos de dança e canção.

Mesmo a presença do padre Ilídio, pároco brasileiro da Igreja, não inibe os jovens de se exibirem.

Mal a animadora-chefe anuncia ao microfone que vai ter início o concurso de dança, a Igreja transforma-se numa discoteca com pares de crianças e adolescentes agarrados para ver quem levará a melhor na dança da Tarraxinha, do Kuduro, do Lendjô ou do Zouk Love: o par vencedor segue para a ronda seguinte.

A ideia é no final eleger os melhores alunos em todos os domínios do 'Djumbai', numa sessão que será presenciada pelos pais e em que vão ser anunciadas as notas e vendidos objetos feitos por cada um.

As receitas revertem para o 'Djumbai' do próximo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário