quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Desabamento de mesquita em Bissau causa um morto e vários feridos

Bissau – A mesquita de Cupelum de Cima, situada no centro da cidade de Bissau, desabou na madrugada desta quarta-feira, 14 de Agosto, por volta das 01:00, numa altura em que alguns fiéis ainda se encontravam no interior do edifício, nomeadamente os «Ababus».

A derrocada do tecto e da cobertura da mesquita, com capacidade para albergar uma centena de fiéis muçulmanos, resultou na morte de um jovem de 18 anos e ferimentos em cerca de vinte pessoas, que foram imediatamente transportadas para o hospital central de Bissau.

As causas do acidente apontam para humidade, em sequência da constante chuva que tem caído em Bissau nos últimos dias e também, segundo os especialistas, ao facto de que a mesquita foi erguida sem se ter em conta os processos de construção de um edifício daquela dimensão. A mesquita, que tinha sido recentemente reabilitada, contou com o financiamento de um Xerife da Gâmbia.


A mesquita de Cupelum de Cima é a mais antiga de Bissau. Foi construída em 1918 e desde então tem albergado muitos fiéis muçulmanos mesmo com a construção de outros lugares de culto islâmico, com maior conforto.


O actual Imame, Catia Mané, lamentou o sucedido, invocando o destino como a razão do acidente, implorando «glória eterna» ao jovem que faleceu «na casa de Deus».

Sem comentários:

Enviar um comentário