quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Estudante da Guiné-Bissau é detido no Rio por suspeita de roubo (uma história mal contada)

D. L. S. de 21 anos, está preso em São Gonçalo. Rio de Janeiro
Polícia Civil diz que estudante foi reconhecido pelas vítimas.

O estudante D L S, de 21 anos, da Guiné-Bissau, que cursa um programa de intercâmbio em arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está preso na Cadeia Pública Patrícia Acioli, em São Gonçalo, por suspeita de roubo de um telefone celular ocorrido na noite de quinta-feira (15), em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. A embaixada na Guiné-Bissau está acompanhando o caso.

Um amigo de D L S, o estudante de Letras M B, contou ao G1 que recebeu um telefonema do rapaz na madrugada de sexta-feira (16).

O guineense disse que estava preso na 32ª DP (Taquara), em Jacarepaguá. O rapaz explicou que tinha saído de uma festa, por volta das 20h30, e ao chegar na parada de ônibus perguntou a uma mulher qual era a melhor linha para levá-lo até a universidade na Ilha do Governador, onde mora.

A mulher teria se assustado com a pergunta e jogou o celular longe. Ainda segundo o relato do jovem, um homem passava na hora e deu um tiro para o alto. Ele correu com medo, caiu no chão, foi preso e levado para a delegacia.

Segundo B, D L S pediu a ele que fizesse contato com a família na Guiné e avisasse o ocorrido. "Ele me pediu para informar a família e ajudar no máximo possível para provar a inocência dele", disse.

De acordo com M B, para ajudar o jovem ele procurou o Fórum de Jacarepaguá. Nesta segunda (19),  o defensor público Felipe Lima de Almeida começou a acompanhar o caso. "Eu entreguei todos os documentos do D L S para ele e ele vai no presídio nesta terça-feira (20) de manhã para pegar o depoimento dele e tentar tirar ele da cadeia", contou.  

B contou ainda que o estudante está no Rio de Janeiro desde outubro de 2012. Eles se conheceram após um contato de um amigo comum em uma rede social. D L S foi recebido no Rio por B que mora na cidade há quatro anos e meio.

"Eu falei com a mãe dele no sábado, mas ninguém manifestou o desejo de vir ao Rio. Eles estão ansiosos", explicou.

A assessoria da Polícia Civil informou que D L S foi preso por um policial civil que mora na região e escutou o testemunho de uma vizinha.

Ela contou que havia sido roubada por um homem com sotaque estrangeiro e descreveu as características e as roupas do suspeito.

O policial disse que fez uma ronda na região e que encontrou o rapaz assaltando outra mulher.

A Polícia Civil disse ainda que o suspeito tentou fugir, mas foi preso e que com ele foram encontrados três celulares. D L S teria sido reconhecido pelas vítimas.

Nota do Novas da Guiné

Isto é uma história mal contada, esperamos que a Embaixada da Guiné-Bissau faça alguma coisa para ajudar o D L S

Informação:

Os nomes envolvidos no caso foram omitidos até que fique provada a sua culpabilidade.

Por se tratar de um jovem de 21 anos e que tem uma vida pela frente, e pode estar inocente.

Sem comentários:

Enviar um comentário