quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Governo de transição da Guiné-Bissau lança obras para reguladora de telecomunicações

O governo de transição da Guiné-Bissau anunciou que vai lançar hoje a construção da sede da Autoridade Reguladora Nacional para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em Bissau.

O primeiro-ministro de transição, Rui Duarte Barros, referiu à agência Lusa que se trata de um projeto do governo "que é necessário, tendo em conta as perspetivas existentes e a importância do setor" das tecnologias e telecomunicações.

Apesar de Bissau não ter eletricidade da rede pública há mais de um mês, por falta de combustível para alimentar os geradores, sistemas autónomos mantém em funcionamento três redes móveis e serviços de fornecedores de acesso à Internet.

Da mesma forma, só residências e estabelecimentos com gerador particular ou outras formas de garantir energia têm acesso às redes.

Fora da capital, os telemóveis têm cobertura ao longo das principais estradas que cruzam o país.

Neste contexto, o edifício que vai começar a ser construído em Bissau "será a sede da autoridade da área das telecomunicações", explicou Rui Duarte Barros, sem acrescentar mais detalhes.

Apesar de não revelar o montante total do investimento, o primeiro-ministro de transição referiu que se trata de uma obra "com financiamento completo do Governo".

Questionado sobre o "apagão" da rede pública, aquele responsável referiu apenas que a situação está a ser acompanhada.

Na última semana, o diretor-geral da Empresa de Eletricidade e Água da Guiné-Bissau (EAGB) anunciou que a firma está "tecnicamente falida" e sem soluções para a falta de água e eletricidade na capital.

LFO (MB) // APN

Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário