segunda-feira, 12 de agosto de 2013

ONU Orçamento para eleições gerais na Guiné-Bissau analisado hoje segunda-feira

Um técnico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vai analisar esta segunda-feira com as autoridades da Guiné-Bissau o orçamento definitivo para a realização das eleições gerais no país.

Orçamento para eleições gerais na Guiné-Bissau analisado segunda-feira

A informação foi hoje adiantada à agência Lusa por Ramos-Horta, representante especial da Organização das Nações Unidas (ONU) na Guiné-Bissau.

O PNUD "vai ter um técnico [em Bissau] na segunda-feira para destrinçar o orçamento e para ficar a saber exatamente qual o montante" necessário para levar o ato eleitoral por diante, referiu.

Os valores já podem ser detalhados, uma vez que, entre outros aspetos, já foi definido como vai ser feito o recenseamento eleitoral.

Foi abandonada "a opção biométrica" e o registo de cada votante será feito através de um sistema manual melhorado, contendo, por exemplo, a fotografia do eleitor e um número de série.

"Vai haver uma opção mais simplificada, mais barata, mas retendo todos os requisitos de segurança para evitar que haja falsificações", destacou Ramos-Horta.

A escolha do recenseamento manual melhorado foi anunciada pelo presidente Serifo Nhamadjo no dia 2 de agosto, após uma ronda de encontros com partidos políticos, militares e organizações representativas da sociedade civil.

Ramos-Horta refere que todos os "passos cruciais políticos foram dados" e não têm dúvidas de que as eleições gerais se podem realizar a 24 de novembro.

Para segunda-feira, às 10:00, na sala do Assembleia Nacional Popular guineense, está marcada uma reunião em que as forças vivas do país deverão aprovar a revisão pontual da lei eleitoral, que confirmará a forma de recenseamento a realizar.

O articulado deverá depois ser sujeito a ratificação numa sessão especial do parlamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário