terça-feira, 17 de setembro de 2013

ACTD DISPONIBILIZA ONLINE ACERVO FOTOGRÁFICO DO PORTUGAL COLONIAL

Mais de 700 mil fotografias do Portugal colonial vão estar disponíveis para consulta online no site do Arquivo Científico Tropical Digital – ACTD. As imagens provêm dos acervos do Arquivo Histórico Ultramarino e do Instituto de Investigação Científica tropical.

"Desfile da Comitiva" [Foto da colecção "Visita presidencial de Américo Tomás a Cabo Verde e Guiné-Bissau"]

Inserido na renovação do Instituto de Investigação Científica tropical - IICT, no âmbito da reforma e reestruturação dos Laboratórios do Estado - LE, o projecto-piloto intitulado “Arquivo Científico Tropical” – ACT - visa a valorização e internacionalização do património histórico e científico.


O ACT pretende tornar acessível à comunidade científica, em particular, e ao público em geral, o único e valioso património histórico-científico do IICT e de outras instituições culturais e científicas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP.


Um dos objectivos deste projecto é criar um sistema de informação inovador, que actua como uma plataforma de partilha e divulgação do “saber tropical”, potenciando e optimizando simultaneamente a realização de investigação e a aproximação da comunidade científica e da sociedade civil às temáticas tropicais e ao seu património científico, aumentando assim o conhecimento da cultura e da história dos países da CPLP.


As fotografias agora disponibilizadas no site do Arquivo Científico Tropical Digital – ACTD pertencem, na sua maioria, ao espólio fotográfico do IICT e do Arquivo Histórico Ultramarino, e encontram-se organizadas em várias colecções, com proveniências e temáticas diversas, abarcando um período entre 1860 e 1974.

Sem comentários:

Enviar um comentário